Dicas para otimizar suas campanhas de marketing nas redes sociais

02 jun
2017
socialmedia

Primeiramente você precisa saber que visibilidade e facilidade caminham juntas, e que o aumento de vendas, ou visitas, pode ser alavancado com a mudança de alguns hábitos antigos. Destacar o seu negócio em um mercado tão competitivo e torná-lo mais acessível e visível aos seus clientes nas redes sociais pode ser a chave do sucesso de suas campanhas. Mas para isso é necessário muito planejamento, estudo e criatividade. Pensando na importância das campanhas pelas mídias sociais, a Santa Agência preparou para você uma lista com 10 dicas essenciais para otimizar suas estratégias. Confira todos os detalhes a seguir.

Avalie seu conteúdo

Procure criar um conteúdo de qualidade (Conheça: Meu Redator) e que tenha relevância para seus clientes: esse é o pilar de toda estratégia de marketing digital e o que garantirá que sua audiência não perca o interesse em você e no que você vende. A partir da análise do que você publica (Conheça: Como vai meu site?), ficará mais fácil trabalhar com técnicas como o Inbound Marketing, metodologia fundamental na geração de tráfego para o site vindo das redes sociais. Procure utilizar, também, conteúdos que gerem maior participação do seu público, criando estatísticas, trabalhando com citações, perguntas e dicas. Lembre-se de utilizar, sempre, boas fontes que garantam a qualidade de seu conteúdo.

 

Utilize o poder das mídias visuais

Trabalhar com vídeos, imagens, listas, gráficos e mídias em geral pode aumentar a curiosidade do seu público e tornar a sua página visualmente mais atraente. A utilização de vídeos curtos e que se diferenciem dos que já estão sendo feitos pela concorrência, somados a conteúdos divertidos e curiosos, sempre levam vantagem na escolha do público. Não esqueça de disponibilizar esse material em formatos fáceis de serem compartilhados. Pesquisas recentes apontam que o uso de videos e imagens nas redes sociais aumenta, e muito, o tráfego e a permanência dos usuários nas páginas, sendo uma forte tendência utilizada pelo marketing nas redes sociais.

 

Produza conteúdo de qualidade

Ao criar o conteúdo de sua página, procure saber o quão relevante ele é para o seu público. Desenvolva conteúdos que atinjam pessoalmente o seu público-alvo e permita que ele interaja com a sua página. Pode parecer desafiador, mas certamente, se abordado da maneira correta, garantirá a qualidade da informação. O mais importante na análise de conteúdo é perceber até que ponto a página consegue alcançar e solucionar o problema proposto pelo cliente, garantindo os diferenciais necessários para manter a assiduidade do público.

 

Compartilhe seu conteúdo

Garantir que sua página alcance o maior número de visualizações na web pode ser extremamente simples e rápido. É muito importante que a empresa disponibilize o máximo de conteúdo compartilhável possível e fique atenta para que ele atinja o maior número de usuários da rede. A utilização de plugins facilita o acesso do desenvolvedor e do usuário, que quando fixado na página, transforma-se em um atalho importante para o compartilhamento do link do conteúdo em qualquer rede social. É possível configurar os plugins das mídias no início ou no final dos posts ou na sidebar (Dica: Aqui falamos sobre as vantagens de colocoar sua empresa nas mídias sociais).

 

Utilize sempre os CTAs

Conhecidos e utilizados frequentemente no marketing digital, os CATs (call-to-action) podem muitas vezes ser esquecidos pelos produtores na hora de construir um bom conteúdo para as redes sociais. Entretanto, são eles que garantem o aumento dos índices de tráfego de sua página e a maior participação do usuário por meio de chamadas que incentivam o compartilhamento das postagens. CATs bastante comuns utilizados no Facebook, por exemplo, são, “Compartilhe se concorda e curta se discorda” ou “Se você gostou desse conteúdo, compartilhe”.

 

Converse com seu público

A partir da interação com seu público através de mensagens, comentários e compartilhamentos, você poderá avaliar o quanto sua campanha de marketing é eficaz. Mas, o mais importante, além de saber o que seu público pensa e precisa, é responder as suas necessidades. Responder aos comentários ajuda na criação e no fortalecimento do elo de confiança entre sua empresa e seus clientes, além de ser um importante diferencial em relação aos concorrentes.

 

Recicle conteúdos antigos

Repostar conteúdos que tiveram altos índices de compartilhamento e visualização é a melhor maneira de garantir que mais pessoas tenham acesso a ele. Faça uma nova pesquisa sobre o assunto e aprimore o conteúdo que será repostado, trazendo novos dados e dando a ele uma nova versão.

 

Cuide do seu Twittter e Instagram

Assim como no Facebook, o Twitter e o Instagram também promovem o giro rápido de informações, aumento de seguidores e visibilidade de sua marca. Utilizando das ferramentas que essas duas redes dispõem, se torna mais simples melhorar o alcance do seu negócio. Com o auxilio de imagens, videos, posts e do compartilhamento de das informações, o desenvolvedor das campanhas poderá encontrar clientes em potencial com mais facilidade.

 

Revise a sua estratégia nas redes sociais

Independente de quanto tempo a sua empresa está nas redes sociais, é sempre importante rever os seus objetivos, avaliar se os resultados desejados estão sendo alcançados e, de acordo com essas informações, colocar as alterações necessárias em práticas. Revisar as estratégias, planejar e medir os resultados nas redes sociais é fundamental para o crescimento dos negócios.

 

Faça anúncios e crie parceiros

Procure criar laços com parceiros, crie campanhas, anuncie em diferentes plataformas, descubra influenciadores que falam sobre o seu tema e construa um relacionamento com eles. Essas dicas farão com que a visibilidade do seu negócio aumente. Lembre-se também que, quanto mais Social Friendly as suas páginas forem, melhor será a experiência do visitante.

 

E você, tem mais dicas sobre como melhorar o envolvimento do público com as redes sociais? Conte para a gente nos comentários!

Juliano Franco Duarte
Autor

Juliano Duarte é formado em Publicidade e Propaganda pela faculdade Anhanguera. Concluiu o curso com o trabalho intitulado 'Estudo de Caso com o Inbound Marketing'. Possui experiência profissional de mais de 10 anos nas áreas de Comunicação e Marketing e desenvolvimento web. Ao longo de sua atuação em agências da Grande Florianópolis, realizou trabalhos para marcas importantes como Rede Ciipo, Miyoshi, Carioca Calçados e Volkswagen Brasil. É criador e diretor de duas startups: a agência de publicidade Santa Agência e a plataforma de produção de conteúdo Meu Redator. Esta última, com apenas 1 ano e 1 mês de existência, já conta com aproximadamente 4.000 redatores cadastrados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *