7 maneiras para fidelizar seus clientes através do seu site

25 jun
2017
fidelizar-site

O considerável aumento no número de empresas e pessoas que utilizam a web para divulgar seus trabalhos e criar possibilidades de negócios tem demandado cada vez mais dos produtores de conteúdo. Por outro lado, a grande oferta de serviços e produtos por meio das plataformas digitais acaba por gerar páginas de baixa qualidade, poucos acessos e, consequentemente, fadadas ao fracasso e esquecimento digital.

A verdade é que não basta apenas produzir para alimentar um site. É necessário construir estratégias eficazes, pensando nos clientes e leitores da maneira correta. Garantir que um site tenha muitos acessos não é suficiente para conquistar sucesso em um empreendimento: é preciso investir no engajamento e na fidelização de clientes e leitores e, a partir de então, encontrar os resultados desejados. Que tal saber como?

 

Defina seu domínio

 

Pouco se fala sobre a importância e o cuidado que se deve ter na hora de escolher o domínio de uma página. A escolha do nome do site pode influenciar de diversas maneiras o tráfego e a fidelidade dos usuários. Por isso, dedique mais tempo à escolha de seu domínio, que será o primeiro contato com o público. Vale lembrar que a escolha deve ser cuidadosa, pois qualquer mudança futura afetará todo o trabalho de captação e levantamento das métricas e índices utilizados para avaliar o desempenho da página. É importante que o nome represente o produto/serviço oferecido e estabeleça comunicação com o público. Portanto, foque em um termo certeiro, curto, de fácil memorização e, principalmente, que não seja associado a outras marcas.

 

Conheça seu público-alvo

 

Ao desenvolver um site, é imprescindível conhecer detalhadamente seu público-alvo. Para isso, faça pesquisas sobre seus hábitos, gostos, preferências, comportamentos, perfil de navegação, objetivos pessoais e profissionais e outras informações que ajudem na compreensão de suas necessidades. Quanto mais dados você tiver, maiores serão suas chances de criar laços duradouros com a clientela. Lembre-se: procure sempre saber quem é seu cliente, mostre interesse por ele, entenda sua vida online e tenha certeza de que, munido deste conhecimento, sua página terá melhor desempenho.

Dica de leitura: Criando personas: o que levar em consideração e qual a sua importância.

 

Defina os objetivos da página

 

Os objetivos de seu site serão definidos juntamente com o processo de pesquisa do público-alvo. Com base nessas informações, você será capaz de definir um posicionamento e o motivo pelo qual sua página foi criada. São esses os dados que servem como referência para toda a execução e mensuração das estratégias que serão utilizadas ao longo do tempo.

 

Produza conteúdos interessantes e atuais

Manter seu site atualizado e produzir conteúdos interessantes exigirá muita dedicação, pesquisa e empenho. Afinal, o fácil acesso a todo tipo de informação transforma conteúdos novos em ultrapassados rapidamente. Fique atento às novidades, participe de fóruns de discussões, converse com seu público e conecte-se às necessidades dele. É conhecendo bem o seu cliente em potencial que você será capaz de alimentar seu site, constantemente, com novidades.

Dica de leitura: Como criar conteúdo atrativo para que a sua audiência permanece no seu site.

 

Melhore a qualidade e a velocidade do seu site

 

Sites lentos e com interface pesada costumam desagradar o visitante, que está sempre em busca de otimizar seu tempo no acesso à internet. Por isso, é crucial que na hora de desenvolver uma página, você a construa pensando na experiência que ela irá proporcionar ao cliente. Sites leves e de navegação simples e objetiva costumam ser os primeiros colocados em rankings de acesso e engajamento do público. Pense em criar interfaces específicas para cada tipo de dispositivo e navegue por cada um deles para testar recursos, velocidade, aparência e agilidade. Tenha sempre em mente que problemas relacionados a dificuldades de acesso são responsáveis por perdas consideráveis de clientes e leitores.

Dica de leitura: 6 dicas para melhorar a velocidade do seu site em WordPress

 

Crie parcerias e converse com seu público

 

A melhor maneira para ganhar clientes fidelizados e ativos em seu site é incentivar a comunicação aberta e recíproca entre sua página e seus usuários. Mantenha-se conectado e atualizado, leia as dúvidas e comentários em suas publicações, responda com rapidez às reclamações e sugestões, dê dicas inovadoras, proponha a solução de problemas e estimule o envolvimento do público. Abrir espaço para comentários e criar áreas de contatos podem ser uma boa pedida para receber o feedback do público. O estabelecimento de parcerias também é uma ideia bem vinda, já que elas poderão ajudar na solidificação da marca, trazendo maior credibilidade entre o público-alvo.

 

Divulgue sua página em outras plataformas

 

Independente da plataforma que você escolha como alicerce de trabalho, procure divulgar seu conteúdo em outros meios. Conecte-se a novas plataformas para a divulgação e compartilhamento do site em diferentes formatos. A conectividade com as redes sociais é um dos principais meios responsáveis pelo aumento da visibilidade dos negócios, portanto, mantenha-se sempre antenado no envolvimento do público com essas mídias.

Tem outras sugestões? Compartilhe com a gente a sua opinião nos comentários. Aproveite também para aprender a otimizar suas campanhas de marketing nas redes sociais clicando aqui!

Juliano Franco Duarte
Autor

Juliano é fundador da Santa Agência, empresa focada em negócios digitais para empresas. Também é fundador do Meu Redator, startup que conta com mais de 3000 redatores, incluindo professores especialistas, mestres e doutores, criando conteúdo de qualidade para empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *