Como aumentar a visibilidade utilizando técnicas de marketing

12 jul
2017
dicas-marketing

No cenário atual de crescentes transformações digitais, podemos observar o surgimento constante de novas tendências e técnicas de marketing. Em sua maioria, esses novos recursos são voltados, exclusivamente, para o aumento da visibilidade de empresas, produtos e serviços online e/ou off-line. O fato é que todo tipo de estratégia pode ser abordado e desenvolvido por sua empresa a fim de alcançar os objetivos. Entretanto, como saber qual estratégia se encaixa melhor no seu perfil ou no perfil do cliente? 

Estratégias de marketing bem definidas se fazem extremamente necessárias, não só para definir metas e objetivos, mas também para ajudá-lo a alcançá-las da maneira mais eficaz! O aumento da visibilidade e autoridade do site no mercado, o crescimento no número de vendas e, principalmente, a satisfação de seu consumidor final, são alguns dos resultados que você certamente atingirá a partir da definição de suas estratégias de marketing.

Vale destacar, no entanto, que o excesso de informações e soluções a partir da utilização de estratégias poderá ter resultado contrário ao que você espera, caso não sejam bem escolhidas de acordo com suas necessidades. Pensando em ajudar você e sua empresa na hora de realizar suas escolhas, nós, da Santa Agência, preparamos uma seleção de técnicas de marketing infalíveis para aumentar a visibilidade do seu site. Confira nossa seleção, coloque em prática e passe a alcançar seus objetivos e metas de maneira mais fácil e pontual.

 

– Conheça o seu cliente ideal

Se relacione com  o seu cliente, descubra quem ele é e participe ativamente no relacionamento que deseja criar. O sucesso de qualquer ação ou campanha que você escolher utilizar em seu site dependerá muito desse tipo de relação. Para isso, identifique as principais características da clientela e faça listas dos fatores qualitativos dela. Faça uma pesquisa de dados entre os clientes reais e busque conhecer quem é o cliente ideal. Na hora de levantar os atributos e características de seu cliente ideal, separe as informações de caracterização levantando os seguintes questionamentos:

Quais são os fatores objetivos de classificação de meu cliente:

 – Em que tipo de empresa ele trabalha?
 – Qual seu cargo, sua renda? 
 – Qual sua idade, sexo e se tem filhos?

Quais são os fatores subjetivos que poderei explorar na relação entre meu site e ele:

 – Como se dá seu consumo de informações online e off-line?
 – Quais são suas maiores dificuldades profissionais?
 – Quais são seus objetivos profissionais e pessoais?

Considere as informações que você recolher e faça o mapeamento desse cliente ideal. Lembre-se de que o sucesso do seu site dependerá da qualidade de informações que você detém sobre o seu público alvo.

 

– Faça pesquisa de mercado e colete dados

Tenha paciência ao realizar esta etapa e dedique a ela muita atenção e cuidado. A segmentação e coleta desses dados ajudará a definir qual caminho e estratégias você deverá utilizar. Com base nas informações coletadas na etapa anterior, você poderá identificar com mais clareza o fator determinante para o sucesso de sua campanha.  Criar um sistema de informações organizado será essencial para que você defina o que fazer e o que não fazer na hora de buscar soluções para o cliente.

Colete os dados iniciais e busque entender de que maneira seu cliente irá interagir com o produto ou serviço. Classifique os dados em categorias, começando pelas mais relevantes para a sua empresa, e busque conhecer seus concorrentes diretos e indiretos. Analise as informações coletadas e levante questionamentos que lhe ajudem a otimizar e segmentar melhor sua estratégia.

 – O que meus concorrentes diretos e indiretos fazem por seus clientes? 
 – De que maneira posso inovar, criar novas soluções e me destacar no mercado web? 
 – Como meu site pode ajudar meu cliente a encontrar soluções para as suas necessidades?

Responda as perguntas e some aos dados que você já tem em mãos. Você verá que será mais fácil identificar fatores importantes para o sucesso de sua ação e/ou campanha.

 

– Crie seu produto

Neste momento, você já conhece seu cliente e sabe quais são suas necessidades. Você também conhece seus concorrentes e possui dados importantes sobre o comportamento do mercado. Você já sabe, ainda, quais são os problemas e necessidades de seus clientes e que o sucesso de sua ação ou campanha está na resolução deles.

Portanto, é hora de pensar no seu produto! Defina qual será a identidade de sua marca no mercado, quais serão os diferencias e de que maneira esses fatores serão relevantes para o cliente.

O que a sua marca transmitirá para o público e qual será seu posicionamento de mercado são questionamentos importantes para você fazer a si mesmo. Dê atenção aos produtos e serviços que você já tem disponíveis e trace estratégias de venda diferenciadas. Transforme, recicle e mude a interface do seu site se for necessário.

Procure compreender as necessidades atuais de seus clientes e aproveite para desenvolver novos produtos que interajam ou complementem os que você já tem. Diversifique sua cartela de opções e conquiste novos clientes!

 

– Encontre a estratégia de divulgação ideal para o seu negócio

Ao criar relacionamento com o cliente, é imprescindível que você identifique qual canal de comunicação terá maior impacto e visibilidade. Identifique esses canais e selecione aqueles que serão mais interessantes para você, seu site e seu público.

Seja através da utilização do e-mail marketing, estratégias de marketing de conteúdo ou das redes sociais, seu objetivo principal é conversar com o cliente e promover o seu site. O aumento do tráfego e da participação do  público também será consequência da escolha certa de sua ferramenta de comunicação.

 

– Analise os resultados das campanhas e ações periodicamente

Analisar e quantificar seus resultados é fundamental para que você identifique gargalos, falhas e pontos favoráveis de suas campanhas e ações. Assim como na etapa anterior, você poderá utilizar ferramentas de automação de dados para ajudar na coleta e avaliação das informações. Entenda que a análise de dados bem feita ajuda qualquer empresa a avaliar os caminhos e estratégias escolhidas. Encontrar brechas e, inclusive, alterar a maneira como você vê seu produto e cliente também fazem parte do processo. Existem muitas ferramentas de automação de dados disponíveis no mercado, como Hubspot (muito conhecida no mundo do marketing), Mail Chimp, Sales Autopilot e RD Station. Assim como no tópico anterior, você deverá conhecer cada ferramenta e suas particularidades e descobrir qual se encaixa melhor nas necessidades do seu negócio. Vale ressaltar, mais uma vez, que conhecer bem o seu cliente sempre será sua melhor estratégia.

Quer saber sobre como otimizar suas campanhas nas redes sociais? Clique aqui e confira essas e outras dicas que nós, da Santa Agência, preparamos para você e o seu negócio!

Juliano Franco Duarte
Autor

Juliano é fundador da Santa Agência, empresa focada em negócios digitais para empresas. Também é fundador do Meu Redator, startup que conta com mais de 3000 redatores, incluindo professores especialistas, mestres e doutores, criando conteúdo de qualidade para empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *