Plugins para estartar seu blog WordPress a mil por hora!

05 fev
2018

Quando der os primeiros passos para publicar os primeiros posts de seu blog, você com certeza estará com a ansiedade à flor da pele. Dúvidas sobre relevância, tráfego e sinais sociais vão vir à sua mente.

Para ajudar você em seu start no universo dos blogs, preparamos um artigo especialmente voltado para ferramentas que podem ser extremamente úteis na sua jornada. Vamos falar um pouco sobre a utilidade dos plugins em sua estratégia de publicações.

Aplicar algumas das nossas dicas tornará a visualização de seu conteúdo mais ampla. Por isso, vamos conhecer 7 plugins para estartar seu blog WordPress a mil por hora.

Para facilitar a sua vida, utilizamos o nome original de cada plugin, para facilitar a sua busca no diretório do WordPress.

 

1 – Akismet Anti-Spam

Esse plugin, considerado essencial em qualquer blog WordPress, impede que ataques de spam sejam efetuados em sua plataforma. Isso pode ser benéfico para evitar que comentários automatizados sem qualquer sentido sejam feitos em seus posts, apenas para servir como backlinks.

Isso evitará que seu blog seja desde o início desfavorecido pelos buscadores. O Google, por exemplo, costuma punir blogs que apontam para sites sem sentido ao redor do mundo, apenas para dar a eles relevância.

Instalar o Akismet Anti-Spam protegerá sua estratégia de SEO orgânico. Durma tranquilo enquanto o plugin faz o seu trabalho de forma eficiente e contínua.

 

2 – Disqus Comment System

Uma das maneiras de tornar seu conteúdo relevante é permitir ao leitor que ele comente ou faça perguntas a você. Isso pode se tornar mais fácil à medida que o plugin Disqus Comment System for instalado.

Configure-o de maneira que os usuários possam comentar pelo próprio Disqus, através do Facebook ou por meio de outras fontes.

 

3 – Google Analytics Dashboard for WP (GADWP)

Quando você começa um blog, as métricas são essenciais para saber quem lê o conteúdo dele. Mas de onde são os leitores, por quanto tempo eles permanecem nas páginas, que navegador ou dispositivo eletrônico usam para isso?

O Google Analytics Dashboard for WP responde essas e muitas outras perguntas importantes. Instale-o, sincronizando as informações com o Google Analytics, e tenha sempre que desejar as métricas de análise do sucesso de visualizações do seu blog.

 

4 – Yoast SEO

Quer se certificar de que as técnicas de otimização para SEO dos seus posts são atualizadas? Instale o plugin Yoast SEO. Essa ferramenta online de diagnóstico o ajudará a entender onde estão os erros e pontos-forte de seu conteúdo.

Se adquirir a versão paga do plugin, você poderá observar uma análise completa de até 3 keywords (palavras-chave) para cada post.

 

5 – MailChimp for WordPress

Captar leads é importante, caso queria trabalhar como afiliado, entregar newsletter de tempos em tempos ou oferecer presentes para seu público vez por outra.

Esse papel é executado com maestria pelo plugin MailChimp for WordPress. Existem vários cursos, gratuitos e pagos, na internet, que ensinam passo a passo a configurar a ferramenta. Com diversos recursos de uso completo, é possível ter um bom desempenho em sua estratégia de marketing de conteúdo usando o plugin.

 

6 – OneSignal Push Notifications

Este plugin é simples e, justamente por esse motivo, essencialmente útil! Como ele funciona?

Após instalar e configurar adequadamente o OneSignal Push Notifications, você poderá colocar uma ferramenta de interação bem útil à disposição do seu público.

Seu uso é bem simples: basta o visitante do blog clicar no botão vermelho disposto na página inicial do blog. Quando você publicar um novo post, ela será notificada logo quando estiver online naquele mesmo navegador.

 

7 – WP Smush

Um dos fatores de ranqueamento do Google e dos buscadores em geral envolve o peso das imagens de seu blog. Se a qualidade delas for excessivamente grande, o tempo de carregamento da página será afetado, prejudicando a experiência do usuário.

O plugin WP Smush resolve isso de maneira rápida. Basta inserir as imagens em sua biblioteca de mídia do WordPress e clicar no botão ao lado com o nome WP Smush. As imagens serão comprimidas de forma prática, sem tirar seu tempo.

O que acha de experimentar o uso desses plugins para estartar seu blog WordPress a mil por hora? Os resultados são bem positivos. Não se deixe travar pela ideia de que a configuração deles é complexa. Afinal de contas, é para isso que o Youtube e outros tutoriais em vídeo existem.

E então? Mãos à obra? O sucesso do seu blog depende, em grande parte, do uso desses e de outros plugins!

Quer uma ajuda? Fale conosco e ajudamos você a montar um blog (ou site) de sucesso!

Juliano Franco Duarte
Autor

Juliano Duarte é formado em Publicidade e Propaganda pela faculdade Anhanguera. Concluiu o curso com o trabalho intitulado 'Estudo de Caso com o Inbound Marketing'. Possui experiência profissional de mais de 10 anos nas áreas de Comunicação e Marketing e desenvolvimento web. Ao longo de sua atuação em agências da Grande Florianópolis, realizou trabalhos para marcas importantes como Rede Ciipo, Miyoshi, Carioca Calçados e Volkswagen Brasil. É criador e diretor de duas startups: a agência de publicidade Santa Agência e a plataforma de produção de conteúdo Meu Redator. Esta última, com apenas 1 ano e 1 mês de existência, já conta com aproximadamente 8.000 redatores cadastrados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *