Por que sua empresa deveria ter um canal no YouTube?

05 ago
2017
producao-de-videos

O YouTube, segunda rede social mais acessada no Brasil, tem impressionado com o crescente aumento de acessos e inscritos. Como uma plataforma pouco formal, o YouTube ganha, a cada dia, mais importância no compartilhamento de conteúdo, tornando-se o maior site de hospedagem de videos. Seus usuários, além de assistirem, compartilharem e comentarem em seus canais e videos favoritos, podem criar sua própria página para a criação de conteúdo.

Seu assombroso crescimento e abrangência de público e seu forte impacto na difusão de informação em massa ganhou, além de milhares de novos usuários, uma infinidade de parceiros e colaboradores, fazendo com que o YouTube se torne uma das empresas mais desejadas para se trabalhar nos dois últimos anos.

Além disso, para fazer parte dessa rede, não é necessário que o usuário possua conhecimentos muito profundos sobre edição de videos ou estúdio. Na verdade, os canais mais acessados são aqueles que se aproximam do público e que não têm uma aparência tão corporativa.

Pensando nisso, a ideia da rede é difundir informações e criar diálogo com o público, de maneira leve e objetiva, o que certamente, será de grande valia para que você faça o mesmo com seus clientes.

Se você ainda não colocou a sua empresa no YouTube ou não sabe de que maneira ele pode lhe ajudar a aumentar a visibilidade de seu site e trazer novos usuários, não se preocupe! Confira o que preparamos para você, deixe de lado o medo e a insegurança e aumente a sua visibilidade na web e, também, o tráfego do seu site.

 

Por que ter um canal no YouTube?

– Além de não custar nada, você aumentará sua visibilidade nas redes sociais e terá maior impacto com suas campanhas e anúncios. Dedique tempo ao planejamento de suas ações e crie videos que desertem o interesse de seus clientes. Você também pode integrar seus videos às suas outras redes e gerar mais participação de seus usuários com seus conteúdos.

– Criar videos no YouTube também pode lhe ajudar a entender melhor as necessidades de seus clientes e identificar novos temas para artigos, campanhas ou produtos. Seu conteúdo ganhará versatilidade e a maneira como você cria temas e aborda os assuntos ganhará mais flexibilidade e leveza. Não existem restrições de tempo, portanto, seus videos poderão ter o formato e a duração que mais se adequarem aos seus objetivos.

Vale ressaltar, neste quesito, que videos curtos geram maior fluxo de compartilhamento e prendem, com mais facilidade, a atenção do usuário. O mais interessante, e que vale a pena ser lembrado aqui, é que, contar com recursos de audiovisual em sites melhora muito a aparência de sua página, promovendo a divulgação rápida de seu conteúdo de maneira mais impactante.

– Fazer um canal no YouTube aproxima seus clientes de você e permite que eles o conheçam melhor, bem como sua empresa, seus valores e seus objetivos. Além de criar e estreitar esse importante vinculo, seu cliente passa a participar ativamente de seus conteúdos e a se sentir parte do que você produz. Aproveite a liberdade que o canal lhe dá para que tratar de todo tipo de assunto, e não somente aqueles relacionados aos seus produtos.

Como criar um canal no youtube?

Agora que você já sabe porque deve ter uma canal no YouTube, veja o passo a passo e descubra que é mais fácil do que você imagina!

1º Crie seu login e senha a partir de sua conta de e-mail do Google.
2º Vá até “Configurações do YouTube”, encontre a aba “Recursos Adicionais” e clique em “Criar Novo Canal”.
3º Escolha um nome e uma categoria. No caso, selecione a opção “empresarial”.

Seu canal está quase pronto! Na sua página inicial, clique no canto superior direito da página e selecione “Adicionar Canal” para que você possa personalizá-lo. Clique em “Sobre” e adicione sua descrição e informações de contato. Agora, quando seu vídeo estiver pronto, vá para sua página inicial e clique em “Carregar”. Pronto, seu conteúdo será publicado em poucos segundos e poderá ser visualizado por milhares de pessoas no mundo todo.

Como fazer de seu canal um sucesso?

– Para garantir o sucesso de seu canal, você precisa se dedicar ao planejamento de conteúdo para que ele tenha bons alicerces de construção. Procure saber para quem o seu vídeo será feito, qual será a mensagem que você vai transmitir para o seu público, como você estruturará seu vídeo com começo, meio e fim, onde ele será criado e com quais ferramentas. E o mais importante: o que será exposto no vídeo e quais serão as informações contidas nele.

– Identifique em seu planejamento quais as possibilidades e os limites de produção de conteúdo. Crie um cronograma de atividades e procure debater com sua equipe todos esses pontos.

– Dedique atenção aos títulos de seus vídeos: serão eles os responsáveis por capturar a atenção do seu público e garantir que seus videos sejam destaque nos “top trends” do YouTube.

– Assim como em seu site ou página, leia e responda aos comentários de seus leitores. Crie uma relação e estabeleça laços de confiabilidade com eles. Por fim, não se esqueça da qualidade! Preocupe-se com os detalhes do que você produz e escolha ferramentas e aplicativos que ajudem a criar videos com som e imagem adequados para essa plataforma.

Como evitar erros comuns?

– Ao produzir seus videos, fique atento para não cometer alguns erros, pequenos mas comuns, que poderão diminuir sua credibilidade e confiabilidade na web.

– Tenha atenção aos detalhes, tanto técnicos quanto de conteúdo. Faça revisões em seus videos antes de publicar em seu canal e teste seus equipamentos antes de produzir seu vídeo.

– Evite publicar vídeos extremamente amadores, com áudio ruim ou imagem de baixa qualidade. Mesmo que seu público seja mais informal, a qualidade de transmissão é essencial para conquistar o seu público.

– Não se preocupe caso você não atinja grandes números de visualizações. Lembre-se de que mais vale um público fidelizado e participativo do que milhares de visualizações que não geram engajamento algum.

– Acompanhe periodicamente as estatísticas e dados de seu canal e aproveite para utilizar outras redes sociais para divulgar seus videos. É dessa forma que você conseguirá alavancar seus índices.

Conclusão

O conteúdo visual permite que a sua produção seja assimilada pelo cliente de maneira muito mais eficaz. A facilidade de compartilhamento e divulgação promove à sua página maior tráfego e acessos, além de ampliar sua rede de conexões. Considere essa possibilidade e crie o canal de sua empresa!

Disponibilizar um bom conteúdo escrito é primordial para alcançar seu público, mas não se esqueça do poder das redes sociais e de como elas estão cada vez mais presentes no dia a dia dos consumidores. Dê atenção à facilidade e velocidade de divulgação que a criação de um canal pode promover para seu site. Amplie, de maneira simples, sua rede de clientes e ganhe mais visibilidade para sua marca, produtos, site ou blog!

Aproveite, também, para saber mais sobre como otimizar suas campanhas de marketing nas redes sociais. Clique aqui e confira!

Juliano Franco Duarte
Autor

Juliano é fundador da Santa Agência, empresa focada em negócios digitais para empresas. Também é fundador do Meu Redator, startup que conta com mais de 3000 redatores, incluindo professores especialistas, mestres e doutores, criando conteúdo de qualidade para empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *