Já não é mais novidade que a indústria 4.0 conseguiu trazer uma série de benefícios e vantagens para as empresas. Afinal de contas, ela revolucionou o atual mercado, gerou fábricas mais inteligentes e capazes de reduzir a mão-de-obra.

Nos dias de hoje, as empresas podem ser mais produtivas em seus processos e eficientes com suas novas tecnologias!

É possível até mesmo elaborar campanhas de marketing de maneira mais precisa e aumentar a satisfação e colaboradores com a tecnologia! Mas, afinal de contas, o que é a indústria 4.0?

De maneira básica, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, a indústria 4.0 se baseia no processo de integração dos dispositivos físicos e virtuais.

Além disso, ela também otimiza a rotina produtiva, estrategista e administrativa de uma empresa por meio de ferramentas e performances.

Uma empresa de racks para servidor que está com dificuldade de encontrar novos clientes, por exemplo, pode usar o Big Data ou o CRM para entender mais sobre o comportamento do seu público, e assim, elaborar estratégias mais qualificadas.

Ou seja, estamos vivendo um momento de revoluções, movida por inúmeras tecnologias que revolucionaram o mercado, como a inteligência artificial, internet das coisas, automação industrial, aperfeiçoamento de processos, entre outros. 

Pensando nisso, nós elaboramos este post e vamos te mostrar algumas das maiores tendências de tecnologia que você precisa saber.

Nas próximas linhas, você saberá quais são as maiores tecnologias que podem alavancar o seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo!

1. Robôs autônomos

Os robôs autônomos são uma das tecnologias mais revolucionárias até os dias de hoje. Você já ouviu falar sobre eles?

Um robô autônomo tem como objetivo executar tarefas que exigem precisão, força e um número maior de repetição.

Em resumo, eles possuem a capacidade de aprender com os seres humanos, melhorando continuamente os procedimentos por meio do sistema de inteligência artificial (vamos falar mais sobre ao longo do post).

Além disso, vale ressaltar que eles são econômicos e podem tanto ser utilizados em áreas operacionais, como também como sistemas para otimizar as estratégias de marketing.

2. Internet das Coisas (IoT)

É fato: a Internet das Coisas é outra tecnologia que vem revolucionado o nosso mercado. Por meio dela, é possível integrar diversos sistemas por meio de uma rede.

Dessa maneira, uma empresa pode ter máquinas e dispositivos integrados à internet e trabalhando de forma autônoma!

A Internet das Coisas possui a ideia de que máquinas e equipamentos podem se conectar à uma rede.

Por exemplo: enquanto uma indústria íntegra as suas máquinas nas linhas de produção, uma agência de marketing pode integrar diversos sistemas em seu website e aperfeiçoar a experiência dos clientes!

Também vale destacar que a IoT contribui grandemente para que um empreendedor tenha mais facilidade em tomar decisões e coletar informações sobre o seu negócio, por exemplo. 

3. Big Data Analytics 

O Big Data é um sistema responsável por armazenar e gerenciar uma grande quantidade de dados e informações. Essa ferramenta é extremamente útil para aquelas empresas que querem as informações do seu negócio à disposição em qualquer hora e momento.

Com o Big Data, é possível analisar novas tendências do mercado, conhecer o seu público-alvo, monitorar a concorrência, entre outras possibilidades.

Basicamente, o Big Data Analytics é um programa relativamente novo no mercado, mas mesmo assim, ele já é uma realidade presente em boa parte das empresas.

Por meio dele, uma empresa de dobra de chapa pode coletar e analisar dados de várias fontes, como produção, marketing, finanças, segurança, entre outros. 

4. Inteligência artificial

A inteligência artificial, também conhecida apenas como IA, possui a proposta de desenvolver mecanismos que façam uma série de tarefas automatizadas.

De outra forma, essa tecnologia tem como objetivo implementar e desenvolver dispositivos que podem realizar uma série de tarefas sem a necessidade de intervenção humana.

Para a maioria dos negócios, a inteligência artificial se tornou uma das revoluções mais queridas e requisitadas.

Afinal de contas, a partir dela, é possível otimizar processos e também oferecer uma experiência mais satisfatória aos clientes.

Um grande exemplo de sistema que utiliza a IA é o Chatbot, um software que transmite mensagens de forma programada, com o objetivo de solucionar dúvidas, interagir, entre outros.

5. Realidade virtual

A realidade virtual é uma nova tecnologia com a finalidade de transformar os horizontes e as imagens de quem o utiliza.

Basicamente, com a realidade virtual uma empresa de motor elétrico usado pode desenvolver novas formas de interagir com seus clientes, tornando seu formato de conteúdo muito mais inovador e chamativo

Com a realidade virtual, um cliente pode consegue vivenciar situações de forma mais dinâmica. Isso contribui para o aumento nas chances de vendas, por exemplo.

Gostou do nosso post sobre tendências tecnológicas para empresas? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *