O marketing sempre foi um setor muito importante para os negócios, é através dele que o público é atraído.

Quem nunca viu uma pessoa entregando um panfleto de restaurante? Exatamente, a entrega de panfletos é um serviço do marketing. 

Ao contrário do que se pensa, o marketing não se resume apenas à publicidade do produto.

Vai além disso, tudo o que envolve criar, por valor, distribuir, comunicar, agregar valor, suprir necessidades do consumidor e potencializar a experiência é também fazer uso dessa ferramenta.

Agora, com toda a tecnologia, novas estratégias de marketing têm sido utilizadas, estratégias que antes nem eram cogitadas hoje podem ser executadas. 

Na era da comunicação, tudo chega muito rápido, e na mesma medida que chega se vai também. 

A atenção de todos está nas telas de seus celulares. E nada melhor do que o seu comércio estar onde a atenção do seu consumidor está. 

O marketing digital veio exatamente para isso, buscar o seu consumidor da onde ele está, que normalmente é nas redes sociais, para a sua página.

Mas é claro que não podemos esquecer que a internet é como as empresas de coworking, onde é compartilhado um espaço com várias outras pessoas que não necessariamente estão no mesmo ramo ou empresa que você. 

E é exatamente por isso que ele tem o mesmo objetivo do marketing tradicional, ou seja, desenvolver, posicionar e promover empresas, produtos ou serviços. A diferença entre ambos é que o meio influencia na maneira como a mensagem é transmitida.

Funil de vendas

O marketing digital utiliza de um funil de vendas, pois nem todo usuário que tiver o contato com a marca irá realmente adquirir o produto. 

Para isso é analisada as 5 etapas do processo, que são: 

  1. Atrair visitantes;
  2. Converter visitantes em leads;
  3. Relacionar com leads e identificar oportunidades;
  4. Vender para as oportunidades;
  5. Analisar melhorias no processo

Mas para que tudo isso funcione é necessário que alguns passos sejam trilhados como os que serão apresentados agora. 

Conheça o mercado 

Para entrar no ramo de serviços de portaria em campinas, por exemplo, antes mesmo de fornecer o serviço é necessário fazer um estudo de onde está sendo aplicado o seu investimento. 

É importante conhecer a concorrência e seus consumidores, é importante saber o que eles fazem de diferente para que você possa inovar e não apresentar mais do mesmo e assim poder suprir as necessidades do consumidor. 

Ao saber o que irá fornecer é possível definir o seu público. 

Defina a sua persona 

Após o estudo de mercado é necessário estudar a sua persona. 

Persona é como é chamado o perfil do nosso consumidor.

É através dessa delimitação que saberemos quem é o seu público, o que ele gosta, o que não gosta, seu gênero e faixa etária.

Um exemplo,se você vende remédio para ajudar a dormir, logo, sua persona são pessoas com insônia. 

Com o perfil e produto definido conseguimos ir para a parte de divulgação 

Transmita credibilidade e posicione-se bem nos mecanismos de busca

Ao fazer a busca por um produto ou serviço, os mecanismos de buscas, como o google, bing, yahoo, etc, apresentam resultados de acordo com o que foi buscado. 

Os resultados apresentados na primeira página são aqueles que possuem mais relevância perante o público, essa classificação é feita visando a qualidade do conteúdo. 

Para que o seu site venha aparecer na primeira guia de busca é utilizado estratégias digitais, como criação de conteúdo (SEO) que o Google adora, e links patrocinados.

Entre essas técnicas é utilizado palavras-chave em conteúdos, que são linkadas a outro site ou até mesmo ao próprio site, elas normalmente têm relação com o texto e são empregadas no meio do conteúdo.

Um exemplo é o emprego da frase “película de vidro para carros” em um texto sobre compra de veículo. 

Faça conteúdos

Além da utilização de conteúdos para atrair o público através das palavras chaves. O conteúdo também serve para a qualificação de leads. 

Leads são usuários que preenchem o formulário para receber novidades do seu site ou blog. 

É através dos conteúdos produzidos que você vai mostrar a seriedade e os benefícios da sua empresa e seus serviços. 

Uma empresa de moldes plásticos fazer um conteúdo sobre sustentabilidade gera uma confiança do usuário na empresa, sendo assim, quando for adquirir o produto este será um dos pontos a ser analisados. 

Além disso, esse trabalho influencia diretamente o processo de estabelecimento da sua marca como autoridade do assunto. 

Não por acaso, ao escrever sobre o seu segmento de atuação, a marca passa a ser vista como referência na área, educando o mercado e ganhando ainda mais a confiança do consumidor.

Esteja nas redes sociais

Como dito, o olhar de todos está voltado para telas de computadores e redes sociais. 

Raramente encontramos alguém que não tenha nem uma rede social que seja, e é por isso que é importante para o seu negócio criar diversas contas em múltiplos canais e gerenciá-las com frequência.

Assim você poderá estimular seus seguidores a viralizarem os conteúdos postados nas páginas de sua empresa.

A estratégia de promoções e ações personalizadas são boas formas de conseguir esse nível de engajamento e aumentar suas vendas no médio prazo.

Fidelize seu cliente 

O seu cliente atual também deve ser estimulado, aliás é através dele que você é recomendado. 

Vamos lá, se você comprou um puxador de porta de vidro, por exemplo, numa loja e viu que o produto é de ótima qualidade, eles são atenciosos com você e toda novidade que chega sendo compatível ao seu perfil você é notificado, você não irá voltar mais vezes? 

Claro que sim e se alguém elogiar seu puxador você terá orgulho de dizer onde comprou e até recomendar seus amigos a ir lá. 

Por isso é importante trazer a melhor experiência ao seu consumidor. 

Monitore suas ações 

Outro ponto essencial para que você consiga, de fato, aumentar as vendas com o Marketing Digital é o monitoramento das suas ações. 

O trabalho é constante ao aplicar essas técnicas, sempre em busca de formas de otimizar o desempenho das suas campanhas e estratégias, evitando ações que não gerem resultados positivos.

Utilize a ferramenta certa

Cada processo do funil demanda um tipo de ferramenta digital a ser utilizada, para que assim consiga chegar ao final e conseguir conquistar sua venda e fazer a análise de investimento. 

Separamos algumas dessas ferramentas para cada processo, são elas: 

Atrair – Blog, SEO, videos, mídias sociais, publicidade do google, facebook, etc. 

Converter – landing page e formulários, pop-ups, materiais ricos( e-books, planilhas, etc).

Relacionar – Mídias sociais, whatsapp, chatbot, e-mail marketing e automação do marketing. 

Vender – qualificação de leads, CRM e sales engagement. 

Analisar – Google analytics, relatórios baseados em indicadores e análise de retorno do investimento. 

Agora é só colocar as dicas em prática e vender muito!

Conhecendo mais sobre o marketing digital, podemos ver que as estratégias utilizadas podem ser aplicadas de forma eficaz, trazendo resultados e lucratividade ao comércio. 

Assim como um analista de sinistro de uma seguradora tem que avaliar acidente de transito, avalie os resultados de sua empresa e aposte na melhor estratégia para alavancar as vendas de seu negócio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *