Todo mundo já deve ter lido uma boa história ou vivido um evento que merece ser contado, certo? Quando narramos tais acontecimentos, elaborando bem os detalhes e trazendo a “audiência” para perto, o termo Storytelling (contar história) é usado.

Mas você deve estar se perguntando: por que isso é importante para sua empresa?

Bom, o mercado de marketing digital tem usado o Brand Storytelling (história da marca) para fazer exatamente isso, ou seja, falar sobre a fundação de sua marca ou de conquistas que ao longo dos anos foram possíveis.

Quer um exemplo hipotético?

A compra de uma nova estrutura metálica para telhado que aumentou o setor de almoxarifado e turbinou as vendas.

Por isso a técnica está cada vez mais em voga e pode ser um chamariz para futuros compradores, além de mostrar aos antigos, o quanto sua empresa de automação predial, por exemplo, tem crescido.

Há inúmeros benefícios ao aplicarmos o Brand Storytelling:

·         Engajamento com clientela – as pessoas se identificam com sua história. Também acompanham a evolução da empresa, do seu fundador e até onde chegaram. Isso, juntamente com o bom atendimento, rende muitas indicações dos consumidores e cria novos leads.

·         Criam compromissos reais – algumas empresas tem vendido uma imagem antiga e defasada. Portanto, atualizar-se com as novas tendências cria um compromisso real com seu cliente. Criar uma narrativa real gera empatia e, por sua vez, motivações para retornarem.

·         Criam admiração por personagens – a maioria dos clientes acaba se interessando pelo personagem que sua marca representa no imaginário deles. Os conflitos e dificuldades que você enfrentou para chegar onde está estimulam os compradores. E eles se inspiraram em sua trajetória.

·         Humaniza a marca – sem dúvida alguma o fator mais importante para se utilizar Brand Storytelling é a humanização de sua marca junto aos fatores expostos anteriormente. O link afetivo criado com seus consumidores será de longo prazo.

Mas como aplicar o conceito na prática?

Como aplicar Brand Storytelling em sua empresa

Cada um tem uma trajetória.

Então, imagine quão rica não foi a história do inventor do purgador de vapor, por exemplo. Quantas novidades e desafios ele não encontrou até conseguir manter a tecnologia estável e disponibilizá-la para o mercado.

Agora, lembre-se das três últimas empresas da qual comprou algo e pergunte-se:

1.       Havia algum tipo de briefing (breve relato) sobre a mesma?

2.       A comunicação do site estava atraente a ponto de você entender mais sobre a empresa?

Não se assuste se sua resposta for ‘não’. Mas é bem provável que tenha respondido ‘sim’ para, ao menos, uma das questões acima.

As empresas vencedoras estão se adequando a cada minuto e Brand Storytelling já é parte essencial destas mudanças.

A sua história pode ser contada de várias formas:

·         Vídeos institucionais.

·         Vídeos de divulgação em redes sociais.

·         Textos introdutórios em seu site.

·         Infográfico, mostrando a trajetória de sucesso que sua empresa trilhou.

·         Uma série de publicações em sites como Youtube (tanto em uma sequência de vídeos ou nos comerciais) Facebook, Instagram, entre outros.

Outros pontos fortes de narrativa devem ser levados em consideração na hora de criar o enredo de sua marca:

1.       Saiba o público que quer atingir, pois não adianta criar um vídeo ou uma identidade visual jovem se sua audiência é mais madura.

2.        Insira a missão que sua empresa tem no mercado.

3.        Lembre-se das falhas que o motivaram a seguir em frente e chegar onde está hoje.

Com as pequenas aplicações de Brand Storytelling, você mudará a comunicação de seu site e criará um caminho de rápida ascensão para o sucesso.

Gostou das dicas desta postagem? Então comente e compartilhe em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *