Pessoas são o ativo mais valioso de qualquer organização. Sejam elas colaboradores, fornecedores e, principalmente, clientes!
As pessoas que consomem o que sua empresa vende são as grandes responsáveis pelo seu sucesso, até porque sem elas não há motivo e nem possibilidade das suas portas continuarem abertas.
É claro que um negócio existe para muitas finalidades que vão além de apenas gerar receita, há um objetivo a se alcançar, uma missão para cumprir, valor para entregar, pessoas para ajudar, uma cultura a disseminar e por aí vai.
Porém, é como propõe aquela frase famosa: “Para uma organização, lucratividade é como água e oxigênio. Não é o sentido da vida, mas sem ela não há vida”.
Então, quer saber como fazer o seu negócio ter vida longa? Continue lendo este conteúdo!
Passo 1: Conheça o seu público
Para conquistar um cliente você deve conhecê-lo.
Para tal, encomende uma pesquisa na região onde o seu negócio se localiza. Os dados levantados devem dizer qual a faixa etária dos potenciais compradores, principais problemas, condição financeira e hábitos comuns.
Além disso, use a sua carteira atual de clientes para fazer e perguntas como: o que eles buscam no seu negócio, se eles encontram o que procuram, quais benefícios desvantagens enxergam, sugestões de melhorias, dentre outros pontos.
Com essas informações, é possível ter mais assertividade ao captar novos clientes, já que você passa a melhorar o seu serviço e abordagem.
Passo 2: Ofereça um atendimento personalizado
Um atendimento eficiente e solucionador de problemas não é só responsável por conquistar o cliente, mas também por fidelizá-lo.
Se antes um atendimento de qualidade era um diferencial, hoje é obrigação oferecer uma experiência incrível ao seu cliente.
Tenha em mente que o medidor de satisfação de seu cliente se inicia desde o primeiro contato com você. Por isso, disponha de um atendimento ágil, simpático e eficiente.
Passo 3: Cuide do pós venda
A negociação não acaba quando o cliente paga. Esqueça essa ideia!
Pense na área da saúde: uma pessoa vai a uma clínica odontológica e inicia seu tratamento.
É obrigação do profissional responsável auxiliar o paciente mesmo algum tempo depois de finalizar o procedimento. Por exemplo, uma pessoa realiza um clareamento dental e o tratamento dura 2 meses.
Sendo assim, até por envolver saúde, é natural que o dentista continue acompanhando essa pessoa após um certo tempo com dicas, orientações ou até “manutenções”, se necessário.
É válido ressaltar: pessoas satisfeitas continuam com você, indicam seu serviço, tornam-se promotoras da sua marca e aumentam seu faturamento.
Leia também: Como usar Inbound Marketing no seu Ecommerce
Passo 4: Foque em resolver problemas
Tudo se baseia em conhecer e entender seu público.
Além de saber quem é seu cliente, você precisa o conhecer motivo que faz ele te procurar. Ou melhor, como resolver o problema que ele apresenta.
Ao ter essas informações, é muito mais fácil oferecer soluções (e fechar mais vendas). Afinal, todo mundo que procura por um serviço busca pela resolução de problemas.
Passo 5: Faça vendas consultivas
A chave é ouvir mais do que falar. Entenda o que seu cliente valoriza na solução oferecida e faça concessões ou trocas até chegarem em um acordo interessante para ambos os lados.
A ideia aqui é agregar valor ao seu produto ou serviço e fazer com que seu cliente enxergue isso.
A lógica é simples, as pessoas compram porque sentem que terão vantagens com isso.
Passo 6: Use múltiplos canais de comunicação
Estar nas redes sociais, ter um blog e um site institucional é fundamental para conseguir visibilidade atrair novos clientes.
Com uma estratégia de marketing assertiva e focada em atração, seus seguidores e leitores podem se tornar clientes fiéis.
É importante estar em diversas plataformas, pois assim você atingirá o seu público-alvo em todas elas.
Vale ressaltar que é importante criar conteúdo de valor. Para isso, você deve focar novamente em resolver problemas/dores do público, por isso conhecê-lo é tão importante.
Dessa forma, você ganha autoridade e visibilidade, o que automaticamente traz e mantém pessoas ao seu negócio.
Aproveite as dicas de como conquistar um cliente e aumente o fluxo de atendimento!
Durante este conteúdo você aprendeu mais sobre como conquistar clientes em 6 passos práticos.
É certo dizer que os clientes são essenciais para o funcionamento do seu negócio e conquistá-lo é a consequência positiva de um trabalho interno bem realizado em todas as pontas: atendimento, marketing, equipe de vendas, gestão e por aí vai.
Busque ofertar mais do que apenas um produto ou serviço. Foque em resolver problemas e gerar valor além da compra, o que só é possível se você conhecer bem o seu público e investir em estratégias para atingi-lo pelo canal certo, no momento mais apropriado.
Por fim, é hora de botar a mão na massa e começar a conquistar mais clientes para o seu negócio agora mesmo!