A produção de conteúdo é uma chave de sucesso no marketing digital, pois é fundamental para posicionar uma marca na internet, além de atrair clientes e ser referência no segmento de atuação.

Hoje em dia, o consumidor tem a decisão de comprar um produto a partir do conteúdo que a empresa produz. Ou seja, as estratégias de vendas estão diretamente relacionadas aos conteúdos estratégicos produzidos para os meios digitais.

É uma técnica indispensável para garantir excelentes resultados e potencializar as vendas. Um consumidor que busca por purgador de vapor, por exemplo, certamente vai pesquisar empresas na internet. Nesse sentido, é possível considerar que os usuários buscam informações nos mecanismos de busca antes mesmo de finalizar uma compra.

Se você já ouviu falar em marketing de conteúdo, que é uma ferramenta valiosa para atrair clientes de modo orgânico – sem a necessidade de investir em links patrocinados – sabe que os conteúdos relevantes são primordiais para influenciar na decisão de compra do cliente.

Mas, embora seja possível gerar valor para a marca com o marketing, é importante desenvolver conteúdos estratégicos para obter melhores resultados.

Quer saber como criar conteúdos estratégicos para a sua empresa? Continue a leitura!

O que é um conteúdo estratégico?

O conteúdo estratégico é definido por criar conteúdos que possuam objetivos específicos.

Por exemplo, se você vende um produto como estrutura metálica para telhado e precisa criar um conteúdo para as mídias digitais, é necessário definir um objetivo, que basicamente, é relacionado sobre o que a sua marca deseja alcançar. Dentre os principais objetivos são:

  • Atrair o público-alvo;
  • Gerar autoridade;
  • Aumentar a visibilidade no mercado;
  • Ser referência no segmento de atuação;
  • Entre outros.

De forma geral, antes de criar um conteúdo estratégico é imprescindível ter a definição sobre o objetivo que deseja obter para o seu negócio através do material a ser divulgado.

Essa estratégia é fundamental para agregar valor à marca e obter uma reputação positiva. Por isso, elaborar o planejamento estratégico de conteúdo é essencial para definir os objetivos da marca.

Tendo em vista que esse conceito possui um determinado propósito que define os objetivos em um planejamento, é possível avaliar se os resultados estão sendo de acordo com o esperado.

Afinal, é importante compreender se o conteúdo gera relevância e se, de fato, está sendo estratégico. E com o uso de KPIs, que são os indicadores-chave de desempenho, há possibilidade de identificar o engajamento e envolvimento gerado após a divulgação do conteúdo. Confira a seguir como desenvolver o conteúdo estratégico na sua empresa!

Como desenvolver um conteúdo estratégico?

Criar conteúdo estratégico é fundamental para aproximar marca e cliente, independente do segmento de atuação, seja em vendas de martelete demolidor, cosméticos, entre outros. Veja a seguir como desenvolver na sua empresa.

1. Identifique a como a ocorrência atua no mercado

Entender quais são as estratégias utilizadas e o tipo de conteúdo produzido pela concorrência é ideal para desenvolver o seu conteúdo estratégico.

Isso permitirá identificar os principais temas em alta no segmento do seu negócio e, assim, criar conteúdo exclusivo para se destacar e atrair o consumidor. 

2. Foque na sua persona

De nada adianta analisar a concorrência e criar conteúdos que não obtenha a linguagem do seu público, certo?

Desse modo, para deixar a concorrência para trás com o conteúdo estratégico, foco na persona!

Até porque, para garantir autoridade da marca é necessário direcionar conteúdos para um público específico, pois são os potenciais clientes que demonstram interesse nos produtos e serviços da marca.

Feito isso, a aplicação de estratégias poderá ser eficiente, haja vista que além da informação ser relevante, a linguagem estará de acordo com o público-alvo, ou seja, é preciso saber se comunicar com os seus potenciais clientes.

3. Defina os canais certos de comunicação

Outro fator determinante para desenvolver um conteúdo estratégico, é a definição dos canais para divulgação, que nada mais é do que o canal de comunicação.

Identifique as preferências do público-alvo e quais são as redes sociais mais utilizadas, como Instagram, Facebook e até mesmo blog. 

4. Diversifique os formatos dos conteúdos

Há quem ainda comete erros na atualidade quando o assunto é conteúdo estratégico. Nem sempre um formato que gerou resultado em um determinado mês, trará os mesmo resultados se for utilizado com frequência. Neste caso, a melhor solução é diversificar!

Portanto, para obter o maior alcance do público, produza conteúdos em formatos diferentes, desde vídeos (tutoriais, dicas, vantagens e benefícios de um produto, entre outros), podcast, webinar e afins. Para te ajudar, elabore um cronograma para suas publicações!

5. Promova o conteúdo nas mídias digitais

Por fim, mas não menos importante, promova os conteúdos nas mídias digitais. Isso inclui site, redes sociais e até mesmo campanhas de e-mail marketing.

A verdade é que há muitas formas de promover o seu conteúdo na internet, mas para que a sua estratégia seja eficiente, é importante saber utilizar as ferramentas.

Um site é ideal para divulgar conteúdo e atrair visitantes, mas além de investir em conteúdos relevantes, você precisa investir para ter uma plataforma de qualidade para permitir uma experiência positiva do usuário ao navegar em página com bom carregamento e layout responsivo.

No e-mail marketing é ideal para promover newsletter e lançamentos, por exemplo. Contudo, se atente a sua base de clientes, afinal, a LGPD (lei Geral de proteção de dados) entrou em vigor em 18 de setembro de 2020, logo, é necessário enviar conteúdos por e-mail somente com o consentimento do consumidor, ou seja, com a autorização!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *