4 dicas para melhorar a imagem da sua empresa

4 dicas para melhorar a imagem da sua empresa

A internet é uma vitrine para a sua empresa e tem o poder de torná-la mais ou menos relevante para o seu segmento. Quer saber como ter uma boa imagem no mercado? Descubra agora!

Antigamente as marcas só eram vistas pelo seu público se investissem milhões de reais em anúncios na televisão, revistas, outdoors e por aí vai.

Fato é que ter o nome da empresa sendo visto na TV ou ouvido no rádio era uma maneira extremamente eficiente de consolidar a imagem da marca no mercado, mas hoje isso mudou.

Pense, por que dirigir-se à massa se é possível comunicar àqueles que têm o perfil de cliente e ideal, ou seja, pessoas que possuem interesse em seu serviço ou produto?

Essa é uma das maneiras mais eficientes de ter uma boa imagem no mercado: investir na internet. Quer saber como, por que e quais são suas vantagens? Continue lendo este conteúdo e descubra!

 

Por que a internet é importante para sua empresa

De acordo com esta famosa pesquisa, o Brasil conta com cerca de 134 milhões de usuários de internet, as pessoas também passam longos períodos on-line a fim de buscar informações sobre empresas e claro, consumir.

Em palavras mais diretas, se a sua empresa tiver uma presença digital forte, é provável que o público a veja com bons olhos e consuma seus produtos e/ou serviços.

Para ilustrar o que foi dito acima, pense em uma empresa que comercializa plano de saúde odontológico, um mercado absolutamente concorrido.

O potencial cliente dessa empresa não tem interesse apenas em saber sobre cobertura, carência e onde encontrar o serviço. Ele busca por informações úteis que lhe deem propriedade para encontrar o que deseja (mesmo que ele ainda não saiba).

No caso, essa empresa pode captar clientes de maneira totalmente online sem realizar uma prospecção direta, apenas entregando conteúdos e demais informações que gerem autoridade, visibilidade e consolidem a marca no mercado.

Assim, é natural que esse cliente chegue à decisão de contratar um plano odonto de acordo com sua necessidade e informações adquiridas ao longo de sua jornada de compra.

Para isso, desenvolva estratégias para fortalecer a imagem da sua empresa. Algumas delas são:

 

Crie uma persona

A persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. 

Ela é baseada em dados sobre o perfil desse tal cliente, o que envolve: comportamento, hábitos de compra, estilo de vida, características demográficas e também pessoais, necessidades, motivações, objetivos, desafios e dores.

Ter essas informações serão a base para criar estratégias e ações que sejam assertivas em relação ao cliente que se deseja captar ou fidelizar.

Para criar uma persona que traga os resultados esperados, realize entrevistas com os clientes que já compram com a sua empresa e descubra as características que eles têm em comum. 

Colha informações como:

  • Nome;
  • Faixa etária;
  • Profissão;
  • Hobbies;
  • Hábitos;
  • É casado?;
  • Tem filhos?;
  • Como/onde  se comunica;
  • Poder aquisitivo;
  • Desejos;
  • Necessidades
  • Dores;
  • Objetivos.

Toda estratégia digital deve ter uma persona definida como base e quanto mais rica em detalhes e informações ela for, maiores são as chances das ações da sua empresa serem efetivas.

 

Use as redes sociais

As redes sociais são usadas por milhares de usuários diariamente e são excelentes plataformas para criar conteúdos, disseminar informações e ainda se comunicar diretamente com a persona.

A rede social a ser utilizada e qual mais trará resultado depende de uma série de fatores, inclusive onde sua persona está presente e buscando por informações (como e onde se comunica).

Entretanto, embora o segmento dite o melhor canal, as principais utilizadas e com maior alcance atualmente são: Facebook, Youtube e Instagram.

Por exemplo, aquela empresa de convênio odontológico individual pode investir em redes sociais mais visuais como o Instagram e até o Pinterest a fim de criar conteúdos que mostrem os resultados dos clientes/pacientes.

Porém, tudo depende da persona. Essa é a importância de estudar o seu cliente ideal com afinco.

 

Alimente um blog

Blogs existem com o intuito de gerar conteúdos educativos aos usuários do site e clientes da empresa.

Esse conteúdos educativos e informativos costumam envolver o segmento da empresa que aquela empresa atua e pode conter dicas, curiosidades, tutoriais, dentre outros, tudo depende do que aquela persona procura e necessita.

Se ela busca por determinado termo específico, o ideal é gerar um conteúdo de blog que foque em tirar dúvidas sobre o assunto.

O grande benefício do blog é que ele gera autoridade à empresa, já que passa a abordar um assunto de forma específica.

Leia mais: Como montar um planejamento de conteúdo para blog?

 

SEO

SEO significa Search Engine Optimization/Otimização de Mecanismo de Busca

A metodologia SEO aplica técnicas de otimização em sites para que eles fiquem bem ranqueados em buscadores como Google.

Para as empresas, a metodologia SEO dá mais visibilidade aos produtos e serviços por meio dos buscadores e assim a imagem da marca é fortalecida e o natural é que as vendas cresçam de acordo com o tráfego do site.

Aqui, novamente a persona é fundamental, pois para o SEO ser eficiente é preciso conhecer bem sua intenção de busca, já que todo o conteúdo gerado será de acordo com os temos de busca.

Leia mais: Como aumentar as visitas de um site? Aplique as técnicas de SEO!

 

A internet pode mudar a realidade da sua empresa

Apesar dos exemplos com a empresa de plano de saúde dentário, toda empresa deve investir na internet a fim de se comunicar com seu público, divulgar seus produtos e serviços e melhorar sua imagem a partir disso.

Hoje a internet tem papel fundamental na jornada de compra do consumidor, sendo o principal canal onde se busca informação para chegar até o momento de decisão e fechar negócio.

Por isso, neste conteúdo você conferiu algumas dicas para melhorar a imagem da sua empresa no mercado por meio do desenvolvimento de uma persona, redes sociais, blog e a metodologia SEO.

 

0/5 (0 Reviews)

Fique por dentro!