5 dicas de otimização de conteúdo para dentistas

5 dicas de otimização de conteúdo para dentistas

Se o seu objetivo é conquistar e fidelizar mais pacientes, ganhar visibilidade e autoridade no mercado e se tornar uma referência, produzir conteúdo é a estratégia perfeita! Saiba como executá-la em 5 passos!

O Google é a principal ferramenta de pesquisa do mundo e conta com cerca de 4 bilhões de buscas diárias que envolvem os mais diferentes objetivos: passar o tempo, tirar dúvidas, curiosidades e consumir.

Na verdade, a jornada de compra se modificou totalmente nos últimos anos e essa culpa é da internet.

Antes, quando se tinha alguma dúvida sobre determinado produto ou serviço o mais comum era ter uma consulta direta com o vendedor da loja (uma consultoria um tanto quanto tendenciosa).

Já hoje, realizar uma busca na internet antes de fechar algum negócio é inevitável. Afinal, em lugares como Google que costuma-se buscar por informações relevantes.

Diante disso, como ser encontrado pelos pacientes? Descubra agora com 5 dicas práticas e aplicáveis:

1 – SEO

Search Engine Optimization, Otimização de Mecanismo de Busca ou apenas SEO, se preferir.

As práticas de SEO são aplicadas em sites para que eles conquistem as melhores posições em mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing.

Geralmente as empresas utilizam a metodologia SEO para seus produtos ou serviços serem encontrados por potenciais clientes a partir de termos buscados.

Na prática, um paciente que necessita de ortodontista pode realizar buscas como “aparelho fixo transparente”, sem levar em consideração termos técnicos ou coisas do tipo.

Então, se você tiver conhecimento da forma com que seu público busca por tratamentos e aplicar técnicas de SEO acerca dessa palavra-chave com conteúdos relevantes, as chances da sua clínica fechar novos tratamentos aumentam efetivamente.

 

2 – Palavras-chave

As palavras-chave citadas acima são os termos buscados pelo público. Sendo assim, antes de selecioná-las estude seus pacientes e como eles buscam por procedimentos que sua clínica oferece, somente assim é possível captá-los.

A palavra-chave é o termo que o seu site posiciona no topo do Google a fim de ser encontrado pelo público que procura por algo relacionado ela, como um tratamento, produto ou procedimento.

Diante disso, opte por termos específicos e não os “generalizados”. Melhor dizendo, a palavra-chave “odontologia” não irá lhe trazer potenciais pacientes, mas um tráfego desqualificado.

Entretanto, o uso de termos como “aparelho dentário preço” traz ao site um tráfego qualificado com pessoas mais próximas do momento de compra.

Antes de selecionar as palavra-chave conheça o volume de busca delas, ferramentas como Google Adwords (paga) e Ubersuggest (gratuita) ajudam nesse momento.

 

3 – Conteúdos

Os conteúdos devem ser criados em cima das palavras-chave para serem vistos como relevantes, melhorarem a experiência do usuário na página e não serem penalizados pelo Google.

Se a busca é sobre “aparelho lingual preço” e o usuário acessou seu site para obter essa informação, forneça a ele. Fale sobre a variação de preços, onde encontrar e por aí vai. Quanto mais completos forem os conteúdos, melhor.

O conteúdo postado deve focar na resolução de problemas, que nesse exemplo é saber sobre aparelho transparente preço.

 

4 – Atualização da página

Conteúdos precisam ser atualizados com frequência para que sejam vistos como relevantes a longo prazo.

Na prática, conteúdos atualizados são vistos como relevantes pelo Google, já que acompanham as evoluções mais recentes acerca do assunto. Dessa forma, eles são recomendados pelo algoritmo e alcançam novos usuários.

Conteúdos atualizados passam maior credibilidade aos usuários do site, pois mostram que há compromisso em entregar novidades sobre o tema.

 

5 – Formatação do site

Grande parte dos acessos hoje vem por meio dos smartphones, e para que a experiência desses usuários seja boa o design responsivo é fundamental.

O design responsivo adequa as páginas de um site à formatação dos smartphones, as tornam mais compactas, legíveis, e diminuem o tempo de carregamento, fatores determinantes na experiência do usuário na página.

Algumas práticas úteis são:

  • Evitar parágrafos longos;
  • Imagens não compactadas;
  • Links e pop-ups em excesso;
  • Textos sem imagens.

 

Entregue valor ao seu público

Neste conteúdo você pôde descobrir um pouco mais sobre a importância de gerar conteúdos úteis e como eles fazem a diferença no mercado atual.

Também viu que as práticas de SEO são fundamentais para que o site da sua clínica ocupe as primeiras posições do Google, aumente os acessos e tenha mais pacientes a partir disso.

Por fim, a criação de conteúdo serve para entregar ao seu público algo que vai além de um serviço ou produto. 

Cabe a você descobrir quais conteúdos irão desempenhar bem em relação ao seu público e fazê-lo chegar até você. Neste caso, testes serão necessários e vale lembrar que autoridade é uma conquista de longo prazo.

0/5 (0 Reviews)

Fique por dentro!