Como captar mais leads através de e-mail marketing

Como captar mais leads através de e-mail marketing

O lead, em marketing, é a pessoa que pode vir a se tornar um cliente. Ou seja, o lead é um cliente em potencial. Alguém que tem o perfil que a marca ou a empresa busca atingir. Existem várias formas de atingir esse perfil desejado de cliente. Uma delas é o e-mail marketing. 

 

O que é o e-mail marketing?

O e-mail marketing consiste em uma tática de aproximação direta com o cliente. A empresa irá desenvolver um anúncio que será enviado diretamente ao consumidor, que chegará em sua caixa de email. A questão que fica para quem busca desenvolver um projeto de aquisição de leads com base em e-mail marketing é: como conseguir os endereços de e-mail dos clientes?

A forma mais recomendada para isso é através da produção de conteúdo de qualidade. Por exemplo: uma empresa que faz peças em acrílico possui uma série de clientes que, hora ou outra, acabam por procurar conteúdos sobre esses produtos. Um comerciante de peças de acrílico tem de se manter atualizado sobre aquilo que comercializa em seu negócio. 

Para o produtor, então, oferecer um conteúdo de qualidade sobre os produtos de acrílico (um texto sobre um novo tipo de painel acrílico, por exemplo), se torna uma forma de se aproximar de quem irá adquirir suas mercadorias. O consumidor tem de ter certo conhecimento sobre aquilo que irá adquirir.

Vamos para outro exemplo: uma empresa que produz equipamentos utilizados na impermeabilização de casas. Esse tipo de produto geralmente é adquirido por outras empresas, estas que farão o processo de impermeabilização. A empresa de impermeabilização (que realiza o procedimento) tem a necessidade de se manter informada sobre novidades no ramo. 

A empresa que desenvolve os produtos, então, produzirá conteúdos para que a empresa que utiliza os equipamentos se mantenha próxima a ela. Além de informar, a produção de  conteúdo será um jeito de manter o cliente recebendo propagandas e informações sobre os impermeabilizantes da marca.

Ao disponibilizar conteúdos sobre determinado assunto, a empresa pode pedir o e-mail da pessoa como contraponto. Algo do tipo “se você deseja ter acesso ao conteúdo completo, cadastre-se.” Quando a pessoa se cadastra em um site, os e-mails enviados por este dificilmente serão considerados como spam.

 

Alternativa à produção de conteúdo

Existe, é claro, quem opta por comprar lista com emails. Essa opção até funciona, mas obviamente não tão bem. Ao gerar conteúdo, você atrai uma pessoa para aquilo que você produz. A pessoa se interessa e se dispõe a receber os emails com marketing. Quando se adquire uma lista de emails, você envia para a pessoa algo que ela não pediu.

Não é, por exemplo, qualquer um que gostará de receber um e-mail marketing sobre produtos impermeabilizantes. Para a grande maioria das pessoas, o mais provável é que esse tipo de conteúdo seja totalmente inútil e até mesmo o produto não se faz muito habitual no dia a dia da maioria das pessoas. O e-mail marketing provavelmente acabará na lixeira sem nem ser aberto.

Já para uma empresa de embalagens de papelão personalizadas achar clientes é algo muito mais fácil. A grande maioria das outras empresas têm necessidade de adquirir esse tipo de produto. Fazer e-mail marketing desse tipo utilizando uma lista de emails adquirida com endereços de produtores pode se mostrar algo que funciona, já que o produto vendido é mais abrangente. Mas mesmo assim, o destinatário pode se sentir “invadido”. 

Hoje em dia, existem diversas ferramentas que facilitam a automação de marketing. Uma das ferramentas indicadas, é a de criação de textos. Temos a plataforma do Meu Redator como uma das melhores. Essa plataforma ajuda diversas empresas e parceiros a ganhar destaque no mercado na produção de conteúdos especializados.

A questão é que desenvolver um e-mail marketing e um conteúdo que atrairá as pessoas é algo que precisa, muitas vezes, ser feito por um especialista. Desenvolver um conteúdo simplista e mal feito pode impactar negativamente na forma como a marca é vista pelos clientes. Às vezes, vale a pena investir um pouco mais para ter melhores resultados.

Fique por dentro!