Como usar as plataformas de vídeo para divulgar seu produto

Como usar as plataformas de vídeo para divulgar seu produto

Os vídeos estão entre as principais canais para pessoas comuns e empresas produzirem conteúdo pela internet.

Isso porque o consumo de vídeos aumentou 135% nos últimos quatro anos no Brasil, de acordo com pesquisa da Provokers e da Box 1824.

Pelo número de pessoas que assistem vídeos na internet, muitas empresas estão divulgando seus produtos e serviços por esses canais de divulgação.

Entretanto, além de produzir conteúdo e divulgar seus produtos e serviços, é preciso entender as regras e condições de cada plataforma.

E veja neste conteúdo você vai saber como usar cada plataforma de vídeo para produzir conteúdos na internet.

Por que conteúdo em vídeo é tendência?

Uma das principais razões do vídeo ser uma tendência é o consumo de conteúdo, que em 2021, chegará a 82% do total do tráfego, segundo estudo da Cisco.

Outro motivo é a adesão de ferramentas de vídeos nas redes sociais, como o IGTV no Instagram e o Facebook com o Facebook Watch e a sua versão do Stories.

E nesses ambientes, é possível divulgar vídeos de duas formas, que são:

  • Orgânica: publicada em resultados das pesquisas orgânicas nas páginas de busca das plataformas de vídeos.
  • Patrocinados: anúncios pagos publicados nas páginas de busca das plataformas, ex: Youtube Ads.

Por um lado, a divulgação orgânica é feita a longo prazo, precisando de técnicas de SEO para melhorar o posicionamento do vídeo na internet.

Já por outro, a divulgação patrocinada dá destaque ao vídeo, aparecendo imediatamente na primeira página dos buscadores e no feed das redes sociais.

Nas plataformas de vídeos, a sua empresa pode criar uma conta para publicar periódicos e aumentar a quantidade de pessoas que vão conhecer sua marca e se sintam  engajados.

Por meio do conteúdo de qualidade, são grandes as chances da sua empresa ter mais relevância e acessos na sua plataforma.

Principais plataformas de vídeo

Existem diversos canais disponíveis para produzir e divulgar conteúdo de uma empresa ou marketplace b2b na internet.

Essas plataformas de vídeo são divididas em:

1 – Youtube

O Youtube é a plataforma de vídeos mais utilizada pelos brasileiros, com mais de 82 milhões de usuários, de acordo com a própria Google.

É possível produzir conteúdos educativos para o seu público e vídeos institucionais, que vão divulgar a marca para o seu público.

Para o conteúdo se destacar no Youtube, é preciso que o vídeo respeite as normas da comunidade e tenham grande número de visualizações, curtidas e compartilhamentos.

Dessa forma, o conteúdo vai aparecer na aba de recomendados da plataforma, aparecendo em destaque na home da página.

2 – Dailymotion

Com mais de 110 milhões de acessos no mundo, o Dailymotion é a segunda plataforma de vídeos mais popular da internet.

Mesmo a interface não ter uma aparência moderna, o site é bem responsivo e permite a publicação de conteúdos em várias resoluções e qualidades.

Assim como Youtube, o Dailymotion também permite a monetização dos conteúdos, ajudando a empresa a ter um melhor fluxo de caixa.

Além disso, a plataforma também dá um destaque especial para conteúdos com um grande número de visualizações e engajamento, aparecendo na página inicial da plataforma. 

3 – Vimeo

No segmento de plataformas de vídeos, o Vimeo é um outro concorrente do Youtube, destacado pela sua interface, que é fácil de usar.

Essa plataforma é ideal para quem deseja produzir vídeos complexos e bem produzidos, focado a produção audiovisual profissional.

O direcionamento dessa plataforma é um pouco mais sério, é um site com muita produção de curta-metragens, por exemplo, sendo um ótimo canal de produção institucional.

4 – IGTV

O IGTV é a ferramenta exclusiva para produção de vídeos do Instagram. Com o IGTV é possível produzir vídeos mais longos dos que o feed da rede social.

Essa ferramenta de vídeos é importante devido ao Instagram ser a rede social que mais cresce no Brasil, utilizada por 47% da população, segundo pesquisa da Rock Content.

Nessa rede social, a qualidade do conteúdo é algo indispensável, pois isso vai gerar engajamento positivo do público, que vai seguir ainda as próximas publicações da sua empresa.

Você pode fazer um Marketing de rede por meio da produção de conteúdos educativos, divertidos e até webinars, que são seminários feitos pela internet ao vivo.

Dessa forma, você consegue atrair tanto novos seguidores, quanto os mais engajados, aumentando a relevância da marca no Instagram.

Use os vídeos para divulgar a sua empresa

Os vídeos são uma tendência na produção e consumo de conteúdo pela internet. Isso porque, até 2021, grande parte do tráfego na internet será de vídeos.

Por esse motivo, muitas empresas estão investindo nesse canal de comunicação, produzindo conteúdo e divulgar os seus produtos e serviços com estratégias de marketing b2b.

Mas, para o vídeo ter um grande número de acessos é necessário investir em divulgação, seja de curto ou longo prazo.

Lembre-se de escolher uma determinada periodicidade na publicação, pois isso é importante para manter o seu público engajado por mais tempo.

Com um público seguindo sua empresa nas plataformas de vídeo, você consegue ganhar autoridade na internet produzindo conteúdos educativos e informativos sobre o seu público.

Dessa forma, sua empresa terá mais chances em ser a prioridade para o cliente na hora de comprar algo, devido ao reconhecimento da marca como uma referência no assunto.

5/5 (1 Review)

Fique por dentro!