Marketing para delivery de comida: saiba como aumentar as vendas

Marketing para delivery de comida: saiba como aumentar as vendas

Atualmente, dominar o marketing para delivery de comida é muito importante para os restaurantes. Afinal, essa é uma das suas principais fontes de renda no momento e com perspectiva de ser cada vez mais importante.

Para se ter uma ideia, o consumo em aplicativos de delivery dobrou no primeiro semestre de 2020. Isso porque a pandemia do novo coronavírus colocou as pessoas em casa de quarentena, sem poder ir a restaurantes.

Agora, com a população mais acostumada a usar os apps, é provável que o delivery mantenha a sua força no mercado nacional.

Por isso, as empresas do setor terão de aprender como usar o marketing para delivery de comida, de modo a conseguir os melhores resultados possíveis.

Quer ver algumas dicas que vão ajudar a vender mais nos apps? Então siga a leitura abaixo!

 

Marketing para delivery de comida: 3 dicas que vão ajudar a aumentar as vendas

1. Entenda como funcionam os algoritmos dos apps

O Marketing Digital, especialmente o Marketing de Conteúdo, é muito dependente dos algoritmos do Google. Afinal, com mais de 100 bilhões de pesquisas mensais, o buscador é o maior direcionador de tráfego na Internet.

Nos aplicativos de delivery, seu restaurante é apenas indiretamente afetado pelo algoritmo do Google. No entanto, existe outro algoritmo a se preocupar: o do aplicativo de entrega.

Ao montar a sua estratégia de marketing, é essencial ter em mente como o aplicativo funciona para poder montar a sua ação de acordo com isso. Por exemplo, suponha que você queira vender bebidas delivery em Rappi. Como o app favorece esse tipo de item? De que modo ele escolhe quais são os que aparecerão em primeiro ou em segundo lugar? Ao responder essas perguntas, você poderá traçar as estratégias para se destacar por lá.

Normalmente, os aplicativos de delivery favorecem duas grandes métricas dos restaurantes. São elas:

  • tempo de preparo;
  • avaliações dos usuários.

Essas métricas são escolhidas pois favorecem os principais elementos para os usuários: a qualidade da comida e o tempo que leva para receber o prato.

Dessa forma, você poderá usar esse conhecimento a seu favor para garantir um bom posicionamento no aplicativo. 

 

2. Use boas imagens originais para chamar atenção dos usuários

Nos aplicativos de delivery, você concorre contra diversas lojas e restaurantes do mesmo segmento que você. Todos eles têm produtos de muita qualidade e bom preço.

Por isso, é importante ter ferramentas para chamar a atenção do seu público enquanto ele analisa as opções disponíveis na página de busca. Isso pode ser feito com o uso de boas imagens originais.

Quando for tirar as fotos para o aplicativo, escolha os melhores pratos possíveis e capriche bastante na iluminação. Além disso, use tons de cores e outros elementos que sejam diferentes dos usados pelos seus concorrentes. Isso irá destacar o seu prato na lista do app e garantir que você terá mais acessos.

É claro que, atualmente, é possível usar um celular para tirar as próprias fotos. Por exemplo, existem modelos de smartphones com câmeras de 192 megapixels. Claro que esse é um exemplo exagerado, mas é possível encontrar uma boa alternativa.

No entanto, um fotógrafo especializado em fotografia culinária e publicitária pode gerar resultados melhores para você. Se ele for informado sobre a necessidade de criar uma distinção da imagem daquelas usadas pelos concorrentes, então ele poderá trabalhar com cores específicas e montar um visual realmente bonito e que cause um impacto positivo no cliente. 

 

3. Direcione tráfego das redes sociais para os aplicativos

As redes sociais são grandes fontes de tráfego para os aplicativos de delivery. Elas funcionam especialmente por causa de três motivos.

O primeiro delas é que as redes são muito eficazes para despertar desejo nos usuários. Afinal, redes como o Instagram são altamente visuais e funcionam muito bem como elementos ativadores de vontades.

Por exemplo, imagine que é hora do almoço e o seu restaurante posta um prato absolutamente maravilhoso. Isso desperta o desejo no seguidor, que terá vontade de pedir no delivery, caso tenha o link disponível.

Sendo assim é importante ficar atento ao melhor horário para publicar nas redes sociais. Leia neste artigo mais sobre como definir o horário ideal para cada rede social.

E por falar nisso, vale lembrar que as redes sociais são excelentes propagadoras de links. Algumas dificultam um pouco, como o Instagram, mas é possível colocar um link na bio por lá.

Além disso, em redes como o Facebook, é possível fazer anúncios com links embutidos. Na prática, você pode criar um link no WhatsApp ou da sua loja no aplicativo e promover um anúncio para o seguidor clicar e ir direto para a página de pedido.

Com isso, fica muito mais fácil promover o seu restaurante nos aplicativos de delivery, uma vez que remove as barreiras para que os usuários façam os pedidos.

Esses são os 3 principais pilares do marketing para delivery de comida. Ter uma boa estratégia para eles é essencial para conseguir bons pedidos e manter um fluxo estável de faturamento.

E aí, gostou das dicas? Comente abaixo com a sua opinião sobre elas!

0/5 (0 Reviews)

Fique por dentro!