Marketing para dentistas: fazer por conta própria ou contratar uma agência?

Marketing para dentistas: fazer por conta própria ou contratar uma agência?

A internet possibilitou que muitas pessoas e negócios passassem a fazer sua própria divulgação, mas será que é vantajoso? Descubra a seguir!

Para que um negócio dê certo é preciso fazer com que ele seja visto e que seu serviço ou produto coloque um brilho nos olhos de possíveis clientes. Isso acontece desde que o mundo é mundo, principalmente em tempos em que cada vez mais negócios estão sendo abertos e divulgados nos meios digitais.

A internet deu a oportunidade para muitas pessoas abrirem seus negócios digitais e para muitos outros se divulgarem e divulgarem seus serviços de forma fácil e eficaz. Graças aos meios digitais o marketing ficou mais democrático e acessível para um número maior de pessoas, incluindo dentistas.

Por outro lado, essa facilidade fez com que muitos começassem a achar que o trabalho de marketing é fácil e pode ser feito apenas com a criação de redes sociais e posts bonitos, mas será que esse é um trabalho realmente simples?

 

O que faz um profissional do marketing

Antes de tudo é preciso entender o que um profissional de marketing faz. É ele quem vai traçar estratégias para fazer produtos e serviços parecerem mais atraentes diante dos clientes.

Sim, para vender um produto ou serviço é preciso ter uma estratégia em mente, o marketing não se trata de postar fotos e conteúdos aleatórios na internet dizendo o quanto o clareamento dentario feito no seu consultório é bom, por exemplo.

Para que você realmente consiga vender esse tratamento e chamar a atenção para o seu trabalho é preciso saber exatamente quem são os seus clientes potenciais e como falar com eles. É como se o profissional de marketing soubesse quem são seus futuros pacientes antes que eles cheguem ao seu consultório.

Isso não é feito por meio de uma bola de cristal ou achismos, mas sim por meio do levantamento de dados sobre o seu negócio, dos seus pacientes e do nicho em que você trabalha, no caso a odontologia, além de técnicas específicas do marketing.

 

Marketing na internet

Como dito anteriormente, hoje em dia graças a internet, divulgar o seu trabalho se tornou muito mais fácil e acessível. No entanto, a internet não eliminou a concorrência, muito pelo contrário, são muitas pessoas oferecendo as mesmas coisas nos mesmo lugares.

Sendo assim, é muito importante que você se destaque dos demais, para isso algumas coisas são primordiais: saber com que você está falando, saber a melhor forma de se comunicar com ela e dar exatamente aquilo de que ela procura.

Parece fácil, não é mesmo? Mas não é tão simples assim, já que para fazer tudo isso de forma assertiva é preciso utilizar algumas técnicas próprias do marketing digital. Por exemplo: Ao contrário de como acontecia antigamente, uma pessoa que não tem um dentista de confiança dificilmente irá passar por um procedimento odontológico sem antes pesquisar preços e como esse procedimento é feito na internet.

Acontece que, como já dito, existem milhares de pessoas falando sobre e vendendo o tal procedimento na internet. Por isso, você precisará garantir que seu site ou redes sociais sejam a primeira coisa que o possível futuro paciente veja ao buscar implante dentario preco, por exemplo, no Google.

 

Sabe como você pode fazer isso? Com técnicas de SEO!

SEO é a sigla do termo em inglês Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Basicamente, é um conjunto de estratégias que ajudam o seu site a aparecer na primeira página do Google, ganhando mais vistas e, assim, captando novos pacientes.

Entre as estratégias de SEO estão:

 

  • Uso de palavras-chave: Identificar os termos procurados pelo seu público sobre determinado assunto e incluí-los nos conteúdos produzidos por você fará com que eles sejam encontrados mais facilmente.

  • URL: Por falar em palavras chaves, os endereços do seu site precisam dizer qual é o assunto das páginas em que o usuário está. Nada de www.dentista.com.br/r5G0823, se o seu conteúdo fala sobre cáries em adultos o URL deve ser www.dentista.com.br/caries-em-adultos.

  • Meta description: É aquele resuminho que aparece junto com cada link nos resultados de busca no Google. Ele precisa ser atraente para que o seu link seja o clicado.

 

Essas são apenas algumas coisas que envolvem uma estratégia de SEO. Outro ponto que é importante no marketing da sua empresa é a dedicação às redes sociais.

Para que elas deem certo e atraiam novos pacientes é preciso que elas sejam atualizadas constantemente, pelo menos duas vezes por semana. Será necessário um calendário de postagens não só com fotos bonitas, mas também conteúdos informativos. A identidade visual também precisa estar em dia para que sua rede social fique organizada e visualmente agradável.

 

As agências de marketing

A essa altura você deve estar se perguntando: “Mas eu não sei nada disso, eu sou dentista!”. Você pode não saber, mas um profissional de marketing sabe, afinal de contas esse é o trabalho e a especialidade dele.

Foi-se o tempo em que o marketing era feito por agências de marketing enormes que falavam sobre outras empresas enormes, hoje existem agências dedicadas a divulgar empresas pequenas e médias e profissionais autônomos também.

Eles cuidarão para que o seu consultório seja visto não só na internet, mas também por meio de estratégias mais tradicionais.

 

Vantagens

Dentre as vantagens de se contratar uma agência de marketing estão:

Equipe especializada e multidisciplinar: Ao contratar uma agência de marketing você terá em um só lugar profissionais especializados em diversas áreas do marketing como criação de conteúdo, design, estratégias de divulgação, mídias pagas, entre outras;

Custo-benefício: Contratar o trabalho de um agência de marketing pode sair mais barato do que contratar um único profissional para fazer toda a parte de divulgação do seu consultório e também menos burocrático. Além disso, como dito anteriormente, você estará contando com o trabalho de diversos especialistas de uma só vez.

Bom, contratar uma agência de marketing é muito mais barato e vantajoso do que você pensava, não é? É claro que você pode fazer o marketing do seu consultório por conta própria, mas lembre-se que para se divulgar e promover o seu trabalho é preciso muito estudo e dedicação. Essas são as chaves para o sucesso.

Necessita de uma ajuda? Conte conosco.

0/5 (0 Reviews)

Fique por dentro!