O que é SEO e como a técnica ajuda a atrair seus clientes

O que é SEO e como a técnica ajuda a atrair seus clientes

Ao longo dos últimos anos muito tem sido dito sobre SEO (Search Engine Optimization), a técnica que vem revolucionando o contato entre empresas e clientes. Mas você sabe o que é SEO e de que forma esta técnica pode auxiliar o seu negócio?

Antes de tudo, é preciso estar ciente de que atualmente é essencial se tornar visível na internet, e por isso ter um site é uma das melhores estratégias para alavancar sua empresa. Mas mais importante que aparecer no Google, oferecer produtos, serviços ou conteúdos de qualidade continua sendo um fator imprescindível para agradar seu público-alvo.

Com certeza você já tem tudo isso, mas ainda falta algo: otimizar a visualização de sua página na internet para alcançar mais pessoas. Entenda como as técnicas de SEO definitivamente lhe ajudarão.

Afinal, o que é SEO?

Você já parou para pensar sobre como alguns sites ou blogs possuem tantos acessos? A SEO é o segredo. A técnica consiste, basicamente, em encontrar formas de melhorar o posicionamento de uma página na web nos buscadores, como o Google ou o Bing.

Sejamos sinceros: quando se faz uma busca no Google, raramente as pessoas acessam os sites que não aparecem na primeira página, certo? Todos já se acostumaram a clicar nos primeiros links dos motores de buscas, e as técnicas de SEO auxiliam a deixar seu site nas primeiras posições sobre determinado assunto.

Ao realizarmos uma pesquisa qualquer, o Google automaticamente fornece milhões de resultados, e com tantas ofertas, é necessário se tornar o mais visível possível aos clientes que buscam determinado produto ou serviço.

Como melhorar o posicionamento de uma página ou site?

Destacar-se nos resultados de buscas pode não ser tão simples como parece. Na verdade, uma série de variáveis influencia para que a colocação dos resultados orgânicos (que não são anúncios, mas que são considerados relevantes pelos algoritmos do Google) seja melhorada.

Para atrair clientes para a sua página na web, primeiramente é preciso que ela contenha conteúdos relevantes, seja constantemente atualizada e tenha originalidade. Sim, este é o básico, mas não o suficiente.

A partir disso, alguns conselhos podem ajudar a encontrar o caminho certo: faça uma pesquisa sobre os comportamentos de seu público-alvo, conhecendo seus interesses e as palavras-chave mais buscadas. Analisar os seus concorrentes também pode ser uma dica valiosa.

Quem é o responsável pela aplicação das técnicas de SEO?

Como você já sabe, diversas variáveis determinam o posicionamento de um negócio nos buscadores. Desta forma, aplicar algumas regras básicas não é garantia de que sua página na web se mantenha bem colocada. É aí que entram os profissionais especializados em SEO.

Claro que qualquer um pode otimizar o acesso ao seu site, e algumas dicas podem ser úteis caso você queira estar por dentro do funcionamento dos buscadores.

– Meta tags: Inserir as palavras-chave referentes ao seu site no código HTML facilita o encontro de sua página com os clientes. São as meta tags que passam as informações sobre o conteúdo do site para os motores de busca.

– Plugin de SEO: Estão disponíveis alguns plugins, onde você pode melhorar as meta tags manualmente e acompanhar a otimização de sua página.

– Compartilhamento nas redes sociais: Coloque botões de “curtir” e “compartilhar” os conteúdos de sua página. Com os compartilhamentos, mais pessoas terão acesso aos seus serviços, afinal, as redes sociais são uma das principais ferramentas na comunicação com os clientes. Entenda as vantagens!

– Google Analytics: É indispensável usar a ferramenta para monitorar os acessos ao seu site, o tempo de permanência dos usuários e de onde eles vieram.

– Site com versão móvel: Os resultados otimizados são diferentes no Google para desktops e dispositivos móveis. Ou seja, atualize sua página para uma versão mobile.

Achou complicado? Pois acredite, há muito mais fatores envolvidos na melhoria do posicionamento das empresas nos motores de busca. Os profissionais especializados em SEO podem aperfeiçoar a estrutura do seu site e a comunicação do mesmo com os robôs responsáveis pelo posicionamento dos conteúdos: Um dos fortes da Santa Agência que você pode conferir aqui.

É preciso se manter atento, porém, aos profissionais irresponsáveis que podem acabar prejudicando o seu negócio. Alguns sites fazem uso do que se chama “SEO de Black Hat”, que utiliza técnicas de SEO de forma desonesta. O resultado disso acaba sendo a punição da página pelos algoritmos dos buscadores.

Vantagens da técnica de SEO para a sua empresa

Agora que você sabe como funciona a técnica, vale conhecer as vantagens de sua aplicação, claro. Em síntese, a Search Engine Optimization faz com que mais clientes sejam atraídos para o seu negócio.

A partir do momento em que sua página na web ou site se torna mais visível para o público, consequentemente as pessoas saberão que seu serviço existe. Imagine que alguém está procurando uma empresa que conserte computadores: caso esta pessoa não veja o seu negócio. Provavelmente ela jamais saberá que ele existe.

Além disso, com as técnicas de SEO você aumenta a sua competitividade no mercado. Com baixo investimento, é possível lidar com os concorrentes de forma eficaz, mostrando, inclusive, credibilidade para os clientes que estão procurando determinado produto ou serviço.

Você prefere clicar em sites que apareçam como resultados orgânicos, concorda? Com o seu cliente é exatamente a mesma coisa: a sua empresa aparecendo no topo mostra que há procura e movimento no seu negócio, um prato cheio para aumentar a confiança do público.

Com tantos benefícios fica fácil de entender o porquê de começar a aplicar as técnicas de SEO na sua empresa para atrair mais clientes, certo?

Seja por conta própria ou com a contratação de profissionais especializados, certifique-se de oferecer ao público conteúdo de qualidade sempre! Nada melhor para passar respeito e segurança a quem procura os seus serviços, e para isso você pode contar sempre conosco!

Quer aproveitar para conhecer os 10 principais fatores para o rankeamento do Google? Clique aqui e saiba mais!

 

1 Comment

  1. […] você pôde ver, as técnicas de SEO estão diretamente relacionadas às estretégias de SEM. Com o amplo envolvimento das pessoas com […]

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro!