Por que criar uma versão mobile do meu blog?

Por que criar uma versão mobile do meu blog?
O uso crescente de dispositivos móveis para acessar a internet já não é mais novidade. Atualmente, a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo livre em smartphones e tablets, deixando seus desktops (computadores e notebooks) para o horário de trabalho ou para uso em casos específicos.

O consumo de conteúdo online é enorme, e para que o usuário tenha uma boa experiência, os blogs devem disponibilizar não somente conteúdos ricos para os seus leitores, mas também uma versão otimizada de sua página.
Diante dessa realidade, é essencial que as empresas e os profissionais se adaptem ao novo estilo dos usuários para manterem sua colocação no mercado. Mas como? Disponibilizando uma versão de seus conteúdos para dispositivos móveis, afinal, com o aumento de conexão via 3G e 4G, cada vez mais as pessoas têm acessado sites e blogs por meio de seus celulares, e você deve ser prova disso.

Que tal entender as razões?


1 – Reprodução de qualidade, melhor experiência de navegação

Claro que a tecnologia melhora a cada dia. No entanto, mesmo que os navegadores consigam reproduzir o conteúdo dos blogs em versão desktop para dispositivos móveis, o desempenho em tablets e smartphones, definitivamente, não é o mesmo.
Em geral, o layout dos blogs é criado de acordo com a capacidade de resolução dos monitores, e então a navegabilidade por dispositivos móveis fica prejudicada. Basta acessar um site que não tenha versão mobile para entender a experiência: necessidade de dar zoom e quebras na página são apenas dois exemplos que caracterizam a má navegação.

2 – Interface adequada, maior retenção do público

Com certeza você quer que os visitantes do seu blog retornem para acompanhar os conteúdos que você preparou, certo? Então é imprescindível que eles tenham uma experiência positiva para voltar a acessar sua página.
Como dito anteriormente, além de conteúdos de qualidade, a interface do blog deve estar adaptada ao dispositivo de acesso. Com uma versão mobile, o usuário não precisará dar zoom para ler as informações ou acessar algum botão da página. Com uma navegação fácil e intuitiva, maiores são as chances de seu blog captar a atenção do público.


3 – Mais agilidade durante a navegação, melhor impressão do usuário

Diversas pesquisas têm mostrado que os usuários de dispositivos móveis esperam maior agilidade no acesso a sites e blogs, e lembre-se: 74% do público sai de sites que levam mais de 5 segundos para carregar. Com a versão mobile, que é muito mais simplificada e direta, o usuário circula pelos conteúdos com muito mais facilidade.
Além disso, é comum que os visitantes estejam utilizando conexão 3G durante o acesso. Ou seja, uma conectividade não tão veloz quanto uma navegação por WiFi. Isso significa que um blog com versão mobile, isto é, resumida, poderá ser acessado sem depender de grande desempenho da internet do usuário.

4 – Acessibilidade otimizada, maior número de visitantes

Pensando que um blog com versão mobile facilita a navegação, inclusive por dispositivos que não contam com internet de alta qualidade, fica fácil entender o porquê de sua importância. Basicamente, a versão mobile é a mais acessível ao público. Já que possibilita a navegação de todos e em qualquer lugar.
Sobre o assunto, alguns estudos apontam, inclusive, que um usuário acessa, no máximo, duas vezes um site ou blog que não tenha uma interface positiva. Outra característica é que, comumente, este mesmo usuário critica a página para os seus conhecidos. Com uma versão confortável e de qualidade, a tendência é que o visitante indique o conteúdo para seus amigos e familiares.


5 – Interação com as redes sociais e compartilhamento de conteúdos

De acordo com um levantamento feito pelo e-Marketer, 93% das pessoas acessam as redes sociais pelos seus smartphones – e o que elas fazem por lá? Compartilham informações ao longo de todo o dia.
É claro que as empresas já estão cientes disso, e cada vez mais o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Snapchat têm recebido cadastros de perfis corporativos. Ainda não fez isso? Você pode entender melhor as vantagens de colocar sua empresa nas redes sociais aqui.
Caso seu negócio já tenha páginas nas redes, você precisa saber que, ao postar um novo conteúdo de seu blog que não tem versão mobile em determinada rede social, a experiência poderá não ser tão interessante para o leitor. O usuário será direcionado para uma interface de desktop e terá as dificuldades de navegação citadas anteriormente.
Como você pode ver, o acesso a blogs por meio de dispositivos móveis deixou de ser tendência e se tornou realidade. Um blog que oferece aos visitantes experiências positivas, independente do modo de acesso, sai na frente de seus concorrentes.
Além de otimizar e ampliar o acesso aos conteúdos disponibilizados, o engajamento dos usuários, inclusive pelas redes sociais, se torna maior. Definitivamente as versões mobile vieram para melhorar o posicionamento dos negócios para os clientes e público-alvo.

Agora que você entendeu o porquê de ter uma versão mobile de seu blog, que tal aproveitar para conferir nossas 18 dicas de ferramentas úteis para ajudar sua empresa na internet?
CTA-Inbound-2

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro!