Post em áudio: conheça esta nova tendência

Post em áudio: conheça esta nova tendência

Você já ouviu falar em um post em áudio? Trata-se de uma nova tendência do Marketing Digital, criada para aumentar a conversão e fidelização do público.
Se você quer trabalhar com Marketing de Conteúdo com a sua empresa, então precisa acompanhar as principais tendências do setor de modo a obter os melhores resultados possíveis.
Quer saber mais sobre a tendência do post em áudio e como usá-la em seu negócio? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que é um post em áudio?

Você já entrou em um site para ler um artigo, uma notícia ou um post qualquer e viu um pequeno player no início? Se sim, então você provavelmente já se deparou com um post em áudio.

Essa tecnologia permite que o conteúdo de um artigo ou post seja tocado via áudio para o leitor acompanhar, como se fosse uma espécie de podcast.
Ou seja: em vez de ler o conteúdo, a pessoa ouve a leitura do texto até o fim. Simples e prático.

Existem duas formas de criar um post em áudio: uma delas é bem trabalhosa e cara, mas gera os melhores resultados. A outra é mais rápida e barata, mas o desempenho é um pouco abaixo, embora ainda bom.

A maneira trabalhosa e de qualidade consiste em contratar locutores online para que eles possam gravar o áudio de cada artigo.
Basicamente, o profissional recebe o texto escrito e grava a narração no seu computador. O arquivo de áudio é então editado para otimizar a sua qualidade e, em seguida, disponibilizado para o público.

Os resultados são os melhores possíveis pois os locutores profissionais trazem personalidade e uma ligação emocional para o conteúdo.

Já a segunda maneira de fazer um post em áudio é com o auxílio de uma Inteligência Artificial.
A tecnologia é complexa, mas explicando de maneira simplificada funciona assim:

O sistema de Inteligência Artificial compreende as palavras do texto e busca por fonéticas para “narrar” o texto. É o mesmo recurso usado na “voz do Google” ou naqueles sistemas de robôs em telemarketing e call center.

Os resultados são um pouco mais impessoais e, apesar de bons, não contam com a personalidade e ligação emocional de uma narração humana. No entanto, os arquivos em áudio são gerados mais rapidamente e com menos custo.

Quais os benefícios de criar um post em áudio?

Se você já ouviu falar em podcasts, provavelmente está se perguntando quais são os benefícios de fazer um post em áudio.

Afinal, se a ideia é criar um conteúdo em áudio para a sua estratégia de marketing, por que não criar um podcast logo?
Em primeiro lugar, o podcast é algo bem diferente do post em áudio. Ele é um programa próprio, com apresentação e regra específica, diferente do post em áudio, que é uma leitura do artigo escrito.

Além disso, existem várias vantagens em usar um artigo em áudio no seu blog. Veja a seguir algumas delas!

Melhor conexão com o leitor

O principal benefício que o post em áudio oferece para uma estratégia de Marketing de Conteúdo é a maior conexão com o leitor.

Isso tem uma explicação biológica muito simples. Muitos de nós criam uma focalização e uma compreensão melhor de um mensagem quando ouvida em áudio. Aliás, o sentido da audição pode ser muito mais eficiente em criar uma conexão emocional com as pessoas do que a visão ou o processo intelectual de ler algo.

Mensagem melhor explicada

O conteúdo em áudio tende a ser melhor explicado do que em texto. A razão é simples: há mais recursos na voz do que nas palavras. Basta ter em conta que a maior parte da nossa comunicação é não-verbal.
Isso significa que tom de voz, entonação em certas sílabas e até a velocidade da dicção (ou se a voz é masculina ou feminina) tem efeito na compreensão do conteúdo.

Além disso, o post em áudio pode usar elementos de trilha sonora e efeitos sonoros para fazer pontuações ou evocar sentimentos. Isso tudo gera uma compreensão melhor do conteúdo.

Melhorias em SEO

Por fim, um dos grandes benefícios do post em áudio é que ele apresenta melhorias em SEO para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
Isso é possível por duas vias. A primeira delas é ao aumentar o tempo médio de visita da sua página. Isso é feito ao fazer com que o leitor acompanhe o post por mais tempo ao ouvi-lo até o final.

Quando o Google compreende que as pessoas estão ficando mais tempo na página, ele entende que é um sinal de que o conteúdo é bom e, por isso, deve ser mais recomendado.

A segunda via é ao melhorar a experiência do usuário. Com uma experiência melhor, o visitante tende a ler mais artigos e aproveitar mais do blog.
O Google também entende isso como um benefício e recomenda mais a página por causa desse resultado.

Pronto, agora você já conhece a tendência do post em áudio e já sabe como utilizá-la em sua estratégia de Marketing Digital.

Você pretende contratar uma locução profissional para a estratégia ou usar uma IA para gerar o áudio? Comente abaixo com a sua opinião!

0/5 (0 Reviews)

Fique por dentro!