Saiba como a personalização pode ajudar a melhorar a experiência dos clientes

Saiba como a personalização pode ajudar a melhorar a experiência dos clientes

Diferente do início dos anos 2000, em que se acreditava que as pessoas recebiam os anúncios e informações de forma passiva, que ao se encantarem com um produto o viralizavam, agora sabemos que não é bem assim que funciona. O cliente, e antes disso, os clientes em potencial de uma marca, são atores principais nesse processo. Eles é quem tem o poder de decisão. Afinal, uma pessoa só vai comprar, indicar e divulgar os serviços e produtos de uma empresa (seja online ou offline) se sentir que aquilo faz parte do seu estilo de vida. É por isso que focar na experiência do cliente e na personalização são estratégias essenciais para você se destacar.

Experiência do cliente é o coração do seu negócio

Não adianta querer vender uma ideia se na hora em que a pessoa interessada se depara com seu produto ele não corresponde a nada daquilo. Isso pode acontecer em uma divulgação equivocada em rede social, em uma campanha enviada por email cujo título não tem relação com o que você enviou. Não é esse o tipo de divulgação que seu público ideal está procurando e a decepção pode acabar comprometendo seus resultados em longo prazo.

É por esse motivo que a experiência do cliente deve estar no coração das estratégias de marketing digital da sua empresa durante todo o caminho da venda, antes de ela começar até a fidelização de quem usou os seus serviços. E isso não é tarefa fácil.

Conheça o que seu público alvo quer

Com as pessoas hiperconectadas e deparando-se com todo o tipo de conteúdo online diariamente, o que o público alvo quer (e o que o impressiona) está em constante mudança. É preciso fugir do lugar comum e ser dinâmico para acompanhar esse movimento. Um exemplo disso é que, de tempos em tempos, as estratégias online que um dia deram certo podem não estar dando mais. E como é que se consegue isso? Conhecendo bem o seu público alvo e estando em constante contato com seus anseios.

Invista na personalização

É aí que está o pulo do gato. Cada público vai querer experimentar ações diferentes, com conteúdos diferentes, e você precisa investir na personalização, buscando conhecer bem as pessoas que você quer ter por perto, que tem o potencial de se tornarem seus clientes. Quais assuntos elas mais consomem? Esses assuntos estão em textos, vídeos, gifs? Que tipo de conteúdo mais curtem e compartilham nas redes sociais? Segmentar bem o seu público e investir em ações personalizadas vai garantir um investimento em marketing bem aplicado e vai facilitar que o seu cliente encontre em você o que procura.

Torne os anseios uma realidade

As pessoas querem, portanto, experiências reais. Não é a toa que casos como o do cliente cujo cartão de crédito foi comido por sua cachorrinha e que, por isso, recebeu uma carta da empresa com um brinquedo para o bichinho fazem tanto sucesso.

Os recursos de interatividade digital (nem se fala da interatividade tradicional, como a carta do exemplo acima, e até o telefone) não são novidade, mas devem ser bem explorados. Utilize a tecnologia como sua aliada na personalização e tenha em conta que seu público quer que você ofereça serviços, não apenas anúncios de produtos.

Repense a sua interface e navegação, simplifique opções de pagamento, permita o acesso aos seus conteúdos de maneira funcional em todas as plataformas, facilite o contato com a sua empresa. Esses são passos importantes para permitir que seus clientes conheçam tudo o que você tem a oferecer e saiam satisfeitos dessa experiência. Com certeza o uso dessas estratégias vai trazer um bom retorno para sua empresa.

A Santa Agência pode te ajudar a personalizar seus conteúdos. Faça uma consultoria gratuita sobre o caso da sua empresa ou deixe uma mensagem que entraremos em contato.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro!