Vendas internas x vendas externas: qual a melhor opção?

Vendas internas x vendas externas: qual a melhor opção?

O departamento de vendas é a chave do sucesso de todo negócio. Entretanto, na hora de colocar as estratégias em prática, pode surgir uma dúvida bem comum no mundo corporativo: venda interna ou externa?

Com o avanço da tecnologia e as exigências do consumidor digital, as empresas tiveram que se adaptar a um novo modelo comercial: as vendas internas, ou, inside sales. Afinal, os clientes buscam por uma comunicação automatizada, moderna e eficiente.

Em contrapartida, sabe os representantes comerciais? Então, eles seguem os conceitos das vendas externas, realizando uma abordagem presencial e, muitas vezes, trabalhando cara a cara com o cliente.

Para decidir a estratégia ideal para a sua empresa, é fundamental conhecer um pouco mais sobre cada uma delas. Continue a leitura!

 

Vendas internas: modernização

As vendas internas desempenham um papel fundamental no processo da aquisição de clientes, além de proporcionar modernidade e inovação ao modelo de trabalho. 

Então, fique de olho nas principais características da inside sales e como elas podem ser benéficas para a sua empresa!

 

Maior produtividade

Por se tratar de um modelo de vendas interno, a inside sales proporciona maior produtividade para a equipe, uma vez que dentro da empresa é possível prestar atendimento personalizado a um maior número de pessoas.

A produtividade é um dos principais desafios do ambiente corporativo, afinal, ela é a responsável por aumentar a taxa de lucro, engajar os colaboradores e até melhorar o resultado de uma manutenção de elevador de escada, por exemplo. 

Nesse sentido, as vendas internas são ótimas aliadas para melhorar o desempenho dos colaboradores e, consequentemente, aumentar as chances de vendas. 

 

Agilidade

A tecnologia é a base das vendas internas. Com a ferramenta certa, é possível analisar o histórico de compra dos consumidores, oferecer produtos de acordo com a sua necessidade, fechar novos contratos, e em um menor espaço de tempo. 

Além disso, há a diminuição de estresse do colaborador por não se deslocar do ambiente de trabalho e, em alguns casos, perder negócios por conta do trânsito caótico das grandes metrópoles. 

 

Maior controle sobre a equipe

Com os representantes na rua, é quase impossível ter controle das suas atividades, resultados, as maneiras de abordagem, contratempos, entre outros fatores.

Em contrapartida, dentro da empresa, é possível analisar o desempenho dos colaboradores, fornecer feedbacks, fazer reuniões sobre as atividades diárias (até comentar sobre um ventilador umidificador industrial, por exemplo) e mensurar os resultados com mais assertividade. 

 

Vendas externas: tradição

As vendas externas perdem cada vez mais espaço diante da inside sales. Entretanto, ela ainda é um modelo muito presente em grandes empresas. 

 

Contato cara a cara com o cliente

O contato presencial pode ser muito mais interessante para fechar um negócio e fidelizar o cliente. Afinal, dependendo do poder da abordagem do profissional, é possível convencer os consumidores de que a marca é a solução ideal para a sua necessidade. 

Além disso, o atendimento cara a cara com o cliente pode ser uma ótima estratégia para aprimorar o relacionamento, conquistar a confiança e, quem sabe, tornar o consumidor um admirador da marca.

O contato cara a cara contribui significativamente para a fidelização do cliente, não é mesmo? Além dessa vantagem, podemos destacar outras 4 principais:

  • Resultados a curto prazo;
  • Maior interação entre os clientes;
  • A venda é mais próxima do consumidor, sendo mais humanizada;
  • É mais eficaz para empresas que trabalham com leads segmentados (possíveis clientes que já decidiram comprar uma manutenção de chiller, por exemplo)

 

Pronto para definir o modelo ideal para a sua empresa?

As vendas internas e externas estão passando por uma era de transformação. No entanto, não se limite a um único modelo, você pode fazer a integração das vendas internas e externas e proporcionar uma melhor experiência de compra para os seus clientes. 

Gostou do conteúdo? Conta pra gente! Nós queremos saber a sua opinião!

 

5/5 (1 Review)

Fique por dentro!