Como as estratégias de Marketing Digital podem auxiliar o seu negócio a se sobressair em meio a concorrência e fidelizar cada vez mais clientes

Dentro do empreendedorismo, o desafio de todas as empresas é conquistar um espaço no mercado e se sobressair diante concorrentes. Visto que hoje em dia o mundo é dominado pela Era Digital, aqueles que não se adaptam à tecnologia e a velocidade como as informações surgem, vão ficando para trás. 

Para que isso não aconteça, a adaptação em meio ao mercado, de acordo com a forma volátil que as coisas mudam é essencial para você e para o seu negócio. 

Antigamente, a forma mais corriqueira de se conseguir indicações de produtos e serviços era através do boca a boca. Uma amiga, familiar ou conhecido indicavam uma empresa de acordo com as suas necessidades. Hoje, a maioria das pessoas opta por fazer buscas pela web para assim, encontrar as melhores soluções diante o que procuram. 

Tendo isso em mente, as empresas que não integram o ambiente digital acabam ficando para trás e consecutivamente, fechando as portas. 

É necessário saber que dentro da web, existem diversas estratégias para trazer credibilidade, visibilidade e confiança dos usuários com os seus serviços. Seguindo-as, o processo de captação de clientes e faturamento se torna mais fácil a longo e médio prazo. 

Mas afinal, que estratégias são essas? Continue lendo este conteúdo para entender melhor! 

 

Marketing Digital

O Marketing Digital se denomina pelo conjunto de estratégias online que tem como principal objetivo atrair e fidelizar clientes, gerir relacionamentos, criar uma identidade de marca ou negócio, propagar visibilidade e gerar credibilidade na web. 

Dentre as principais estratégias de Marketing Digital se encontram o Marketing de Conteúdo e o SEO. Essas ferramentas, colocadas lado a lado, junto a um planejamento estratégico e financeiro podem garantir o sucesso de uma empresa ou negócio. 

 

SEO

Dentro de uma estratégia de Marketing deve ser levado em consideração que os resultados partem de um conjunto de ações que, quando praticadas lado a lado, aumentam cada vez mais a chance de otimização de resultados. 

O SEO (Search Engine Optimization) têm como objetivo melhorar os resultados de um domínio no ranqueamento dos mecanismos de busca, ou seja, o Google. 

Dados do próprio Google apontam que 75% dos usuários que fazem pesquisas não passam da primeira página. Dessa forma, ter um bom posicionamento te garante um maior número de acessos e, consecutivamente, as chances de conversão de potenciais clientes em leads, aumentam. 

Porém, deve-se ter em mente que um bom posicionamento é só uma das etapas para a atração e fidelização de usuários. Como dito, as estratégias precisam caminhar lado a lado para assim, trazerem os resultados desejados. 

Uma das ferramentas principais para se conquistar bons posicionamentos nos motores de busca é através das palavras-chave, também conhecidas como keywords. As palavras-chave são os termos que os seus clientes em potencial irão usar para fazer uma pesquisa no Google a respeito do assunto em questão. 

As keywords são os termos que os usuários irão utilizar ao fazer uma pesquisa nos campos de busca. Por exemplo: Um internauta está pesquisando sobre preços e opções de planos odontológicos empresariais e utiliza a palavra-chave “plano odontológico empresarial preços”. 

Se um domínio que têm autoridade neste tópico conter com essa keyword em algum conteúdo, a visualização dele ficará mais fácil para o usuário em questão, facilitando o tráfego do mesmo para o site/blog. 

 

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é a estratégia de gerar e produzir conteúdos para a sua persona, de maneira que esse processo auxilie na atração e captação de leads de maneira natural. 

O conteúdo aproxima o público-alvo ao seu negócio, pois entrega as informações que eles buscam até chegar ao momento de decisão da compra.

Os principais benefícios que o Marketing de Conteúdo darão ao seu negócio são:

  • Gera tráfego ao seu site;
  • Captação de leads;
  • Aumento de vendas;
  • Fidelização de clientes;

Para ter as principais vantagens dessa estratégia, invista em:

 

Blogs

Quando falamos de captação de clientes, os blogs são ferramentas fundamentais. Isso se dá porque além de auxiliarem no posicionamento da empresa nos mecanismos de busca, melhoram a relação empresa/cliente, trazendo credibilidade e autoridade no assunto, de maneira que os conteúdos sanem as dúvidas dos usuários. 

Uma boa dica é investir na definição das palavras-chave dentro desses conteúdos. Isso auxilia no ranqueamento da sua página nos motores de busca. 

Mas, deve-se ter em mente que todas as palavras-chave utilizadas devem ter relação com o tema do conteúdo em questão, além de trazerem tópicos relevantes e consistentes que ajudem a pesquisa do usuário.

Inbound Marketing

Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing é uma das estratégias de Marketing Digital que possui como principal finalidade a atração e fidelização de clientes. 

Normalmente, a estratégia se divide em quatro etapas: atração; conversão; fechamento e fidelização. 

Para entender o funcionamento da estratégia, deve-se partir do princípio de que, não é necessário atingir um grupo elevado de internautas mas sim, os usuários certos. Ou seja, aqueles que estão interessados no tipo de produto/serviço que você oferece. 

Por isso, é importante compreender os comportamentos, gostos e vontades dos consumidores e assim, é possível se montar uma estratégia segmentada, a fim de atrair clientes em potencial. 

Como citado acima, quando uma pessoa precisa de indicação de algum serviço em específico, o primeiro lugar que ela vai procurar por essa informação é a internet, não é mesmo? 

Através da estratégia, é possível conectar o problema/necessidade do usuário com a solução ofertada pelo conteúdo de uma empresa em questão. 

 

Jornada do Inbound Marketing

Lembra quando citamos sobre as quatro etapas da estratégia de Inbound? Agora você vai entender mais a fundo um pouco sobre elas. Essas etapas são atribuídas a uma estratégia conhecida como Funil de Vendas. 

É ela que irá definir qual o trajeto que o usuário irá percorrer no site e quais as táticas que serão utilizadas para convencê-lo a fechar um negócio com a sua empresa. 

Esse ponto é importante para que as estratégias de marketing sejam eficientes. É ela que irá conduzir todas as criações, direções das técnicas que serão aplicadas e os canais que serão usados.

O Funil é dividido em três camadas e cada uma corresponde a um momento de decisão do usuário até sua fidelização final. Veja: 

Topo do funil: Essa etapa possui um elevado número de usuários porém, uma baixa taxa de conversão. Isso porque neste momento, o cliente em potencial possui uma dúvida, mas ainda não entende qual é a solução necessária. 

Os conteúdos do site em questão devem ser projetados de maneira que sejam educativos e informativos. E assim, esclarecendo as dúvidas daquele internauta. 

Por exemplo: Seu domínio é especializado em vendas de um convênio odontológico empresarial. Para tornar o site atrativo aos seus potenciais clientes, é possível trabalhar um conteúdo sobre “A importância de convênios odontológicos empresariais para funcionários”. 

Meio do funil: Nesta etapa do funil, o usuário em questão já começou a avaliar suas opções e entende suas necessidades. Utilizando o exemplo citado acima, ele percebe a importância do plano odontológico empresarial e começa a avaliar suas opções. 

Fundo do funil: Esta é a última etapa antes que o potencial cliente se converta em lead para o seu negócio. Essa camada possui um número pequeno de tráfego, entretanto, contém o número mais elevado de conversões.  

Isso por que aqueles que chegaram até essa fase realmente possuem interesse em fechar com o seu negócio. Nesse momento, é hora de falar sobre seus benefícios, apresentar depoimentos de antigos compradores e fazer comparativos. 

Assim, você garante ao público sua autoridade no assunto e isso faz com que se sintam confortáveis para fechar negócios com a sua empresa. 

 

Redes sociais

As redes sociais são canais que podem ser grandes agentes na captação de clientes.

O espaço é ótimo para criar um laço de relacionamento com os seguidores, de forma que o conteúdo seja atrativo e faça com que o usuário tenha vontade e curiosidade de acessar o seu domínio e conhecer ainda mais sobre o negócio em questão. 

Por exemplo: uma clínica odontológica pode utilizar o espaço para sanar pequenas dúvidas de procedimentos dos usuários através dos stories ou, fazer alguns posts sobre saúde bucal, imagens de antes e depois de tratamentos, curiosidades, entre outros. 

Dessa forma, você se aproxima do seu público-alvo, o engaja com seus conteúdos, entrega informação útil, além de aproximá-lo do momento de compra e conversão. 

 

Conclusão

Neste artigo foi possível compreender a importância da adaptação em meio ao mundo tecnológico para conseguir manter um negócio estável e, como as estratégias de Marketing Digital, quando colocadas lado a lado, podem ser fortes aliadas na hora de se sobressair em meio a concorrência do mercado. 

Tenha em mente que conteúdos ricos em informação sempre serão atrativos aos olhos dos usuários, sejam eles por meio de blogs ou redes sociais. 

Ao mesmo tempo que investir em estratégias de conteúdo, contar com boas técnicas de SEO e um planejamento estratégico são essenciais. 

Seguindo essas recomendações, a médio e longo prazo é possível alcançar grandes resultados e um ótimo faturamento! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *