Você tem uma loja virtual, mas não consegue atrair visitantes para a página? Provavelmente há insucesso nas vendas. Até porque, é quase impossível potencializar as vendas sem atrair tráfego para o seu e-commerce. 

Afinal, a competitividade nos meios digitais está cada vez mais acirrada, visto que há inúmeras oportunidades de fazer negócio, como divulgar serviços de manutenção de elevadores residenciais, produtos personalizados, entre diversos outros.

De acordo com um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 97% da população brasileira faz pesquisas online antes de comprar em lojas físicas.

Ou seja, é imprescindível adotar técnicas para aumentar a visibilidade nos meios digitais. Por essa razão, é ideal investir na otimização para os mecânicos de busca com a técnica de SEO (Search Engine Optimization) para facilitar que o consumidor encontre o e-commerce e tenha facilidade no ato da compra.

Quer saber quais são as melhores técnicas de seo para o seu e-commerce atrair mais visitantes e aumentar o número de vendas? Continue a leitura e confira!

O que significa estratégias de SEO para e-commerce?

O SEO é um termo muito utilizado nas ações estratégicas de marketing digital. 

A sigla significa otimização para mecanismos de busca, cujo objetivo é otimizar sites, blogs e até mesmo lojas virtuais.

Aplicar a estratégia de SEO para e-commerce é fundamental para quem deseja melhorar o posicionamento no Google e ser encontrado na primeira página. Dito isto, é possível considerar que o principal objetivo é atrair mais tráfego, visto que os consumidores realizam a pesquisa nos mecanismos de busca antes mesmo de ir à loja física. 

A otimização para as lojas virtuais é fundamental para quem deseja atrair o público de modo natural, sem a necessidade de investimentos financeiros através de anúncios. Além disso, outros benefícios dessa estratégia de marketing são:

  • Ganhar autoridade e visibilidade da marca;
  • Atrair mais visitantes para de modo orgânico (os mais interessados em determinado produto, como martelete demolidor, por exemplo;
  • Aumentar as vendas;
  • Gerar lucratividade;
  • Experiência positiva do usuário;
  • Diminuir custos com o uso de anúncios patrocinados.

Logo, para aumentar as vendas e visibilidade do e-commerce é importante aplicar as melhores técnicas de SEO e de modo assertivo. Veja a seguir como aplicar no seu negócio!

As melhores estratégias de SEO para o seu e-commerce

Agora que você já sabe para que serve a técnica de otimização de site para as lojas virtuais, confira a seguir quais são as melhores estratégias para conquistar o aumento de tráfego e vendas!

1. Palavras-chave

Poucos sabem, mas é imprescindível realizar a pesquisa da palavra-chave para facilitar que os usuários encontrem o seu e-commerce. 

Isso influencia no posicionamento da página, pois são elas que direcionam o público para o site.

Uma empresa que atua com estruturas metálicas, pode realizar a palavra-chave certa, que nada mais é do que como o consumidor fará a pesquisa nos mecanismos de busca para realizar uma compra na internet. Esse é um dos segredos para posicionar a loja virtual!

É importante lembrar que o consumidor pode passar por diferentes etapas na decisão de compra. Desse modo, é preciso definir as palavras chave em head tail e long tail.

Um cliente que busca informações de um produto na internet, basicamente está no início da pesquisa e não possui a decisão de compra, sendo o head tail, definido por termos mais curtos. O long tail são pesquisas mais específicas.

Para te auxiliar, é possível usar ferramentas como o Keyword Planner, do Google Ads, para encontrar as palavras-chave certas para otimizar. 

2. Insira as palavras chave corretamente

Após definir as palavras chave, basta otimizar o site e inseri-las de modo estratégico. Dentre os principais locais do site são:

  • URL amigável;
  • Meta título (título que aparece para o usuário na página de resultados de pesquisa);
  • Meta descrição (descrição sua página nos mecanismos de busca);
  • H1 (título principal da página);
  • Resumo do produto na loja virtual.

3. Marketing de conteúdo 

Os conteúdos são os principais fatores que atraem os visitantes para uma página. No e-commerce, não é diferente!

Por isso, investir no marketing de conteúdo é uma excelente estratégia e influência nos resultados da aplicação de SEO, até porque, os algoritmos do Google posicionam um site que gera relevância para o público. 

Isso significa que além de atrair visitantes no e-commerce, é importante garantir uma boa experiência e investir em conteúdos que influenciam na decisão de compra do cliente.

São inúmeras opções que você pode escolher para sua loja virtual que influenciam o usuário a assimilar que precisa do produto e a sua marca tem a solução para os seus problemas! Para isso, busque investir em um blog para o seu e-commerce.

Leia também: O que é uma empresa de SEO?

4. Velocidade de carregamento da página 

Se tem algo que influencia significativamente no posicionamento de uma loja virtual, site organizacional e blog, é o carregamento da página. 

Uma vez que o usuário acessa um e-commerce em busca de um produto, decerto que deseja obter facilidade para visualizar a imagem do produto e adquirir.

Entretanto, se a página não fornecer um bom carregamento pode acarretar o aumento da taxa de rejeição na página e, consequentemente, perder clientes para a concorrência!

Portanto, garanta um site rápido para oferecer experiência positiva aos usuários, a fim de manter permanência na página e influenciar no ranqueamento do Google. 

Leia também: Como vender no ecommerce usando SEO

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe nas suas redes sociais e deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *