O objetivo do Inbound Marketing é adequar o marketing digital das empresas ao novo processo de compra, levando em conta que o processo tradicional mudou.

Antigamente, no processo tradicional, quando alguém precisava de um produto ou serviço, o vendedor da loja tinha um papel fundamental, uma vez que era ele quem esclarecia as dúvidas do consumidor sobre o produto/serviço oferecido. Além desse contato direto com o vendedor, sobrava ao consumidor pouca ou nenhuma alternativa para acessar as informações necessárias para uma compra satisfatória.
Além disso, o processo tradicional de vendas é invasivo. Vejamos um exemplo que, com certeza, lhe é familiar: Quando você está assistindo ao seu programa de TV favorito, não é raro uma propaganda interromper a sua atenção e falar a respeito de um produto, não é mesmo?

Algumas das mais tradicionais ferramentas de marketing são baseadas nesta estratégia, invasiva e muitas vezes indesejada. Esse tipo de abordagem vem sendo cada vez mais rejeitado pelos usuários e exigindo verdadeiros milagres criativos de publicitários.

É nesse sentido que o Inbound Marketing é inovador, uma vez que ele se baseia em permissão. O cliente chega até a empresa a partir de seu interesse em algum conteúdo. A empresa solicita seus dados a fim de contactá-lo e enviar-lhe mais informações. E a partir daí ela tem a permissão do público para se comunicar com ele.

 

Isso é possível graças a um recurso que é um dos principais pontos positivos a se destacar no uso do Inbound Marketing, denominado Landing Page. Trata-se de um formulário por meio do qual é possível captar Leads, ou seja, pessoas que fornecem seus dados em formulários (nome, email, etc), demonstrando interesse no produto oferecido, e, ao mesmo tempo, permitindo ser contactadas pela empresa posteriormente.

Portanto, a principal diferença entre o Inbound Marketing e o marketing tradicional (outbound) é que estamos lidando com “Permissão” versus “Interrupção”.

Espero ter ajudado.
*Conteúdo originalmente postado pelo nosso diretor de criação Juliano Franco Duarte em Conteúdo com Marketing.
Acompanhe por lá nossas dicas.


Gostaria de receber uma avaliação da sua empresa?
CTA-Inbound

3 thoughts on “Explicando o que é Inbound Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *