Você já ouviu falar em indicadores de desempenho?

São ferramentas de marketing digital, também conhecidas como KPIs (Key Performance Indicator), indicadores chave de desempenho.

Nos dias de hoje, é quase impossível que as empresas não invistam nas estratégias de marketing, haja vista que grande parte do seu público está nos meios digitais. 

Contudo, se uma empresa de estrutura metálica investe nessas estratégias para reduzir custos e potencializar os resultados, é indispensável acompanhar o desempenho de suas campanhas para obter melhor planejamento a fim de conquistar o sucesso organizacional. 

Neste contexto, é possível analisar utilizar os diferentes indicadores do marketing para analisar os resultados!

Pensando nisso, listamos neste conteúdo quatro principais indicadores de marketing digital, que você, como gestor, não pode deixar de fora do seu negócio. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo para descobrir!

Afinal, o que são indicadores de desempenho (KPI)?

Decerto que qualquer gestor busca bons resultados para a organização. Logo, acompanhar o desempenho de campanhas realizadas para um produto específico como, placa de circuito impresso, por exemplo, é muito importante mensurar os resultados a fim de analisar se o desempenho alcançado foi como almejado. 

Dito isto, os KPI são ferramentas do marketing digital eficientes para auxiliar na tomada de decisão nas organizações e tem como característica medir o resultado.

Os indicadores referem-se a uma métrica específica usada como linha de base para medir um resultado. Nas estratégias de marketing digital elas são indispensáveis, afinal, são números de desempenho das estratégias aplicadas pelas empresas e podem ser usados para qualquer área, sendo financeiras ou comportamento do consumidor. 

Confira a seguir quais são os principais indicadores!

1. Taxa de cliques (CTR)

Quer saber quantas vezes o seu anúncio de martelete demolidor apareceu para o seu público através da taxa de cliques?

O indicador de desempenho CTR permite calcular quantas vezes o seu anúncio foi exibido para os potenciais clientes.

Isso é possível, pois é dividido o número total dos cliques com o número total de impressões, logo, multiplicar o resultado por 100.

O resultado final mostrou a porcentagem do total de cliques no anúncio de acordo com as vezes que foi alcançado pelo público. 

2. Taxa de conversão

Muito provavelmente você já ouviu falar nesse termo, afinal, é um dos principais indicadores do marketing digital que possibilita traçar estratégias com base nos resultados analisados.

A taxa de conversão tem a capacidade de determinar a quantidade de visitas no site, blog, assinatura, cadastro para compras e afins, de modo que a organização possa analisar o número de conversões de clientes no seu negócio.

Ou seja, a cada 100 números de visitas no site, e 70 realizando assinatura para receber conteúdos, vai indicar uma taxa de conversão de 70%. 

3. Taxa de rejeição

Da mesma forma que o gestor tem interesse em analisar o desempenho de conversão, é interessante acompanhar a taxa de rejeição.

A taxa de rejeição é o KPI indicado para analisar a porcentagem dos visitantes que, de alguma forma, rejeitaram o seu site.

Isso significa que os usuários não encontraram informações relevantes de modo que não atrai a atenção e nem atende as necessidades. 

Dessa maneira, o ideal é fornecer conteúdo de relevância para proporcionar o relacionamento com o usuário e fazer com que clique em outras páginas do site, a fim de evitar o aumento da taxa de rejeição.

 Assim sendo, diferente da taxa de conversão que ao obter uma porcentagem alta, indica bons resultados, no indicador de rejeição quanto menor for o resultado da porcentagem, melhor.

4. ROI (Return On Investment)

Por fim, mas não menos importante, o ROI é outro indicador de desempenho com alta eficiência no marketing digital. 

Este KPI significa retorno sobre investimento, ou seja, permite indicar o desempenho das suas ações de marketing através de anúncios, por exemplo, para captar o público alvo. 

Já parou para pensar que obter os resultados de retorno dos investimentos que você aplicou no seu negócio contribui para o planejamento da organização:

Isso porque permite uma noção real se as estratégias foram eficientes para captar as pessoas mais interessadas por serviços e produtos do seu negócio.

Neste contexto, é a melhor forma de entender se a empresa está tendo lucro ou prejuízo!

Para calcular basta dividir o valor de faturamento subtraindo por custos, e subtrair pelos custos. 

O cálculo do ROI pode ser feito de uma forma bem simples, dividindo-se o valor faturado subtraído dos custos, por esses custos e multiplicar por 100 para saber a porcentagem.

Ou seja, se os resultados forem de acordo com o esperado, é sinal de que as estratégias e investimentos foram aplicados de modo assertivo, gerando lucro para a empresa ao invés de prejuízos. 

Agora você já conhece os principais indicadores de marketing digital, então, o que está esperando para utilizar e obter melhores resultados no seu negócio? Gostou do nosso post? Compartilhe com os seus colegas e deixe o seu comentário!

Esse artigo escrito por Thais Teixeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *