O marketing está evoluindo com o passar dos anos, a cada fase do marketing ele oferece mais estratégias para que as empresas possam se destacar no mercado, e isso não é diferente com a área da saúde

A internet se tornou essencial no mundo profissional, todas as áreas de atuação precisam da internet para fazer o seu negócio crescer e isso inclui a área da saúde. 

Criar conteúdos relevantes e informativos para os meios digitais está sendo a chave para dominar a internet e se destacar entre os concorrentes.

Se antes o marketing era apenas para empresas que contavam com um segmento de vendas, agora tornou-se essencial para todos os segmentos, inclusive o da saúde.

No entanto, não basta apenas fazer propaganda da sua empresa, as pessoas não querem mais apenas o produto ou serviço de determinada marca; agora elas querem saber o que a empresa oferece além disso.

O marketing de conteúdo ajuda as empresas a educarem o mercado e a aproximar a marca do consumidor. 

Por exemplo, você pode postar conteúdos relevantes e informativos que vão mostrar para o seu público que a sua empresa tem domínio sobre aquele assunto e que ele pode confiar na sua marca.

O marketing de conteúdo não é focado nas vendas, por mais que a estratégia possa resultar em aumentar as vendas da empresa, mas em gerar leads por meio de conteúdos relevantes solucionando o problema do consumidor.

Marketing de conteúdo

Para entender melhor, vamos explicar o conceito do marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo não é focado em promover a marca, o intuito dele é atrair potenciais clientes por meio de conteúdos relevantes e informativos.

O intuito é que a empresa possa produzir conteúdos que vão solucionar o problema do seu público, respondendo perguntas que eles fazem frequentemente e mostrando que ele pode trazer a solução para o que está buscando e que tem domínio sobre aquele assunto.

É uma forma também de aproximar a marca do consumidor. Esse ponto é muito importante, porque o quanto mais o consumidor se sentir próximo daquela marca, mais ele vai sentir  confiança de fechar a compra.

O mesmo acontece na área da saúde, quando uma clínica de odontologia, por exemplo, produz conteúdos sobre implante dentário respondendo dúvidas, dando dicas e informações sobre o que o paciente têm que considerar na hora de tomar a decisão ela vai mostrar que tem entendimento e isso passa confiança também.

São essas pequenas ações que fazem as marcas se destacarem no mercado, o marketing de conteúdo ajuda a aumentar a visibilidade na internet e com isso alcançar um público maior.

E além de produzir conteúdos relevantes, existem vários formatos que você pode utilizar para divulgar os seus conteúdos. Alguns são:

  • Blogs;
  • Landing Page;
  • E-book;
  • Webinar;
  • Podcast;
  • Cases de clientes;
  • Redes sociais;
  • Infográfico; 
  • E-mail marketing;
  • Newsletter. 

 

Para definir quais meios usar na sua estratégia é preciso saber onde o seu público está e se a ferramenta escolhida vai realmente atingir o seu público.

Mas para entender melhor como funciona o planejamento de marketing de conteúdo, vamos falar como você pode montar a sua estratégia.

 

Como criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo

Agora que sabemos o que é e o porquê preciso dessa estratégia, vamos ver como montar o planejamento de marketing de conteúdo e colocar em ação.

Para fazer o planejamento não tem diferença entre o segmento da saúde e os demais segmentos, a ordem é a mesma, o que muda é forma como será feita e a sua aplicação.

 

Objetivo da estratégia

O primeiro passo é saber deixar claro o objetivo da empresa e onde a empresa quer chegar com essa estratégia.

Por exemplo, uma clínica de médica quer atrair mais pacientes e aumentar a sua visibilidade no mercado.

Persona

Com o objetivo fechado, é hora de definir a sua persona.

Persona é um personagem semi-fictício que representa o cliente ideal da empresa.

Através de estudos com os próprios clientes, a marca vai criar um perfil de uma personagem, com os gostos, preferências, hábitos, necessidades e o problema daquele personagem.

É a hora de você explorar os clientes da sua empresa e descobrir tudo, com isso você consegue traçar um público certo que você vai direcionar os seus conteúdos.

Por exemplo, a persona de uma clínica de odontologia pode ser uma pessoa que usa aparelho ortodôntico, que se preocupa com a saúde bucal e sempre está pesquisando sobre dicas e cuidados da boca.

Quanto mais detalhada a persona, melhor será na hora de criar a sua estratégia.

 

Tipo de conteúdo

Com as duas primeiras informações estabelecidas você vai definir as pautas dos seus conteúdos.

Não adianta focar em vários assuntos, mesmo que a sua clínica atenda a diversas áreas da saúde; isso pode confundir um pouco o seu blog por exemplo.

Tente seguir uma linha de raciocínio e onde você tem mais domínio e além disso, pense na necessidade do seu consumidor.

A intenção é que os conteúdos sejam respostas para o que as pessoas estão procurando na internet, então não vai fazer sentido você falar sobre extração de dente sendo que o seu público procura sobre tratamento de canal preço, você não vai atingir o seu público e nem ganhar a visibilidade que está buscando.

O conteúdo deve ser informativo, relevante e dar dicas para o leitor. Ele deve solucionar o problema do cliente e educar o mercado.

Educar o mercado é você produzir conteúdos que poucas pessoas conhecem, ou por exemplo, uma clínica de fisioterapia produz conteúdos sobre os benefícios que a fisioterapia pode oferecer às pessoas. É um assunto que poucos conhecem e vai educar o mercado, agregando conhecimento e dominando aquela área através dos materiais produzidos.

 

Distribuição

Agora que você estabeleceu as pautas, é hora de decidir onde você vai divulgar esses conteúdos.

Aqui nessa parte é importante ter a mente aberta; não subestime meios que você nunca usou, o seu público pode estar lá.

É uma ótima opção explorar as ferramentas que você tem nas mãos e pesquisar mais sobre cada uma delas.

Claro, vale ressaltar que aqui você deve levar a sua persona em conta e saber onde que o seu público está.

Não adianta você criar uma conta no Twitter e o seu público apenas usar o Facebook, por exemplo; você deve ficar atento a essas pequenas questões. 

 

Mensuração de resultados

Mensurar os resultados apenas vai ser possível depois de um tempo que a sua estratégia estiver em ação.

Você pode ter montado a melhor estratégia de marketing conteúdo. Na sua visão ela será um sucesso, mas nem sempre sai como o esperado.

Aqui é onde você vai analisar se os objetivos da sua empresa estão sendo alcançados e você está tendo um bom resultado.

Se seu objetivo era atrair mais pacientes e em 2 meses usando essa estratégia e conseguiu mais 5 pacientes, você precisar reavaliar a sua estratégia e ver o que pode mudar para melhorar e trazer mais resultados.

Vale a pena ressaltar para tomar cuidado com os números, porque se você considerar número de curtidas no Facebook como resultado nem sempre você vai pelo caminho certo. Afinal, você pode ter 10 mil curtidas no facebook mas o que realmente compraram algum serviço da sua clínica foram 5 pessoas.

 

Marketing de Conteúdo e a área da saúde

Com tudo isso que conferimos anteriormente, pudemos ver que os profissionais da área da saúde podem sim utilizar as técnicas de marketing. 

Uma boa estratégia poderá aumentar a visibilidade de clínicas que estão começando agora ou consultórios pequenos que têm pouca visibilidade dependendo do bairro onde está.

O importante aqui não é a estratégia em si, mas como você vai usar ela ao seu favor. Afinal, existem muitos segmentos da saúde que poucos pessoas conhecem, como procedimentos estéticos que os dentistas podem fazer.

Com o marketing de conteúdo, os profissionais podem compartilhar os seus conhecimentos, mostrar para as pessoas como a área da saúde abrange tudo e sempre vem inovando.

Principalmente no momento em que o país está passando, durante a pandemia, é uma ótima forma para os profissionais que têm clínicas pequenas se destacarem sem sair de casa.

A tecnologia está avançando e os profissionais que estão avançando junto com ela têm ganhando o seu espaço no mercado, além de se destacarem entre os seus concorrentes.

Não fique apenas nesse conteúdo, pesquise mais sobre o assunto e as outras estratégias de marketing que você pode utilizar no seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *