O marketing digital mudou o cenário para vários negócios. Para o marketing financeiro essa também é uma verdade.

O surgimento dos bancos digitais é uma das maiores provas dessa mudança de paradigmas.

As instituições financeiras estão passando por uma atualização de imagem e de linguagem que se reflete diretamente nas estratégias de divulgação usadas por elas, visto o movimento dos consumidores para os ambientes digitais.

O meio digital possibilita que empresas desse tipo desenvolvam novas formas de se comunicar com o público, que está cada vez mais exigente.

Leia o texto que preparamos especialmente para explicar o que é marketing financeiro, o que deve e o que não deve ser feito nessa área e as estratégias de maior destaque, confira.

Conheça o marketing financeiro

Em linhas gerais, o marketing financeiro serve para pensar a divulgação de instituições que prestam serviços financeiros como:

  • Bancos;
  • Empresas de recuperação de crédito;
  • Assessorias contábeis;
  • Investidoras.

O marketing é uma condição preponderante para que uma empresa de automação pneumática industrial consiga visibilidade e sucesso. Com as corporações financeiras não é diferente.

Por isso, fazer o planejamento de marketing para a empresa voltada para as finanças é um ponto fundamental.

A empresa que conhece bem o público sabe exatamente o que oferecer para atendê-lo com excelência e, então, constituir uma base de clientes fiel.

Fatores importantes para o marketing financeiro

O primeiro passo para abordar com profundidade o marketing financeiro é pensar todo o planejamento.

Existem fatores fundamentais para fazer um bom planejamento nesse quesito, assim como estratégias que não devem ser feitas nesse ramo.

Acompanhe os tópicos a seguir para conhecer melhor essas informações.

  1. Opções de custo

O primeiro ponto é saber oferecer custos mais vantajosos para cada cliente interessado. Assim como opções diferentes de pagamento.

Isso é importante para que os clientes da instituição financeira se sintam beneficiados pelo relacionamento profissional que se promove, e essas facilidades precisam ser abordadas com qualidade e cautela, demonstrando as burocracias que podem estar envolvidas.

  1. Estratégias de diferenciação

Do mesmo jeito que as mulheres se interessam pelas melhores marcas de progressiva para loiras, o público dos serviços financeiros está interessado pelas instituições que trazem diferenciação.

Promover esses fatores de diferenciação ajuda muito a construir uma reputação de autoridade ao longo do tempo e destacar o negócio, atraindo clientes por meio de vantagens como pontos e descontos.

O fator central é deixar claros quais são os diferenciais dos bancos, investidoras e escritórios de assessoria contábil, por exemplo.

3.Segmentação

Quando uma clínica estética faz anúncios promovendo aplicação de ozônio para emagrecer preço, ela precisa saber bem com quem está se comunicando.

No ramo financeiro a situação é a mesma. O marketing deve ser baseado na captação e avaliação dos dados dos consumidores visados. 

Desse modo, fica mais fácil vender os serviços e adequar cada proposta a um perfil de cliente, como desenvolver materiais sobre investimento de alto risco para os perfis mais arrojados

4. Promessa de rentabilidade

Existe uma questão relativa ao marketing financeiro que merece ser discutida com maior detalhe: as promessas de lucro.

Por lei as instituições financeiras não podem prometer rentabilidade, por ser um ramo muito propenso a variações conforme o mercado e fatores sócio-políticos.

Por isso é preciso ser totalmente transparente e idôneo na relação com os clientes, demonstrando os riscos e possibilidades de retorno, sem promessas impossíveis.

Estratégias de marketing financeiro

Sabendo com mais profundidade sobre o que deve e o que não deve ser feito nesse tipo de marketing, é possível aplicar estratégias com mais segurança.

Se você quer continuar aprendendo sobre o assunto e aprimorar a divulgação do serviço de parcelamento de multas Campinas, por exemplo, acompanhe os tópicos a seguir, nos quais serão apresentadas as principais estratégias de marketing financeiro, confira:

  1. Marketing de relacionamento

Hoje em dia as maiores empresas estão cientes de que a construção de relacionamentos duradouros é um dos segredos para o sucesso.

O marketing de relacionamento tem como objetivo principal promover ações que motivem a base de clientes a interagir com a marca.

Investir em programas de fidelidade e atendimento personalizado são exemplos disso.

Se um cliente tem uma ótima experiência ao procurar o serviço de vistoria de transferencia Campinas, aquela empresa vai se consolidar na memória dele.

Ou seja, desde o primeiro contato o processo de fidelização se inicia. A partir daí é preciso trabalhar para manter essa qualidade.

  1. Uso das redes sociais

Tradicionalmente as instituições financeiras têm imagens sérias e até mesmo distantes de grande parte dos consumidores.

As redes sociais são ferramentas imprescindíveis para se comunicar com mais proximidade com o público.

Sites como Twitter e Instagram dão oportunidades muito vantajosas para a criação de anúncios e o aumento do engajamento dos usuários e a empresa tem a possibilidade de acompanhar os resultados de campanhas publicitárias em tempo real.

Assim, a instituição tem muito mais controle sobre todas as variáveis envolvidas no marketing digital.

  1. Produção de conteúdo

Informação é a palavra-chave para qualificar consumidores, seja a respeito do processo produtivo de uma empresa de plastico bolha ou a respeito dos serviços oferecidos por uma assessoria contábil.

Nesse contexto, as marcas que se destacam são aquelas que trazem conteúdo relevante ao seu público.

Pesquise quais são as palavras-chaves mais pesquisadas do seu ramo de atuação, acompanhe o comportamento dos clientes pelas redes sociais e crie um cronograma consistente de publicações.

O chamado marketing de conteúdo é um dos maiores aliados para conquistar relevância substancial na web.

  1. Links patrocinados

Uma grande vantagem que a internet proporciona se dá no âmbito das estratégias e formatos de anúncios.

Antes, se um empresário quisesse divulgar uma nova câmara frigorifica em campinas ele teria que investir em anúncios físicos em jornais e revistas, por exemplo.

Na internet há uma série de ferramentas para a programação de anúncios virtuais, inclusive dentro de redes sociais.

Os links patrocinados podem ser definidos de acordo com o orçamento da empresa. A segmentação do público é personalizada e o retorno é rápido.

Ferramentas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads são decisivas no aumento da visibilidade e da lucratividade de qualquer empresa na web.

Caso a estratégia não esteja dando o retorno que era esperado, é possível interromper a campanha sem nenhum custo e elaborar outra. Assim, a empresa otimiza o controle do orçamento e aumenta as chances de lucro.

  1. Mensuração dos resultados

É importante ressaltar que fazer marketing financeiro com foco no meio digital é um processo contínuo.

Cada estratégia aplicada tem que ser acompanhada constantemente para garantir os melhores resultados.

Também é possível contar com as métricas disponíveis nas redes sociais e nas plataformas de anúncios para guiar a equipe de marketing.

Dessa forma, se o texto sobre unidades de uso sustentável teve poucos acessos a equipe responsável pode identificar maneiras de otimizar o conteúdo e começar a alcançar números melhores.

  1. Design responsivo

Manter o interesse das pessoas também é uma questão de proporcionar uma boa experiência digital.

Mesmo que as redes sociais sejam os sites mais visitados na web hoje, não é vantajoso manter uma estratégia de marketing focada exclusivamente nelas, pois há diferentes normas e diretrizes que também podem mudar regularmente.

O site oficial é o cartão de visitas virtual da instituição. Assim, as informações básicas e o marketing de conteúdo devem estar presentes neles.

Para completar, é necessário investir em um webdesign que privilegie a navegabilidade e a responsividade.

O Google mostra milhares de empresas a um clique. Se a pessoa interessada não conseguir usar o site da sua empresa adequadamente, basta clicar em outro resultado.

Para evitar perder potenciais clientes assim, pense com carinho no design da sua página.

  1. Aplicativos personalizados

Considere desenvolver um aplicativo próprio para que seus clientes acompanhem as informações de cada conta.

Os aplicativos bancários, por exemplo, já são uma realidade consolidada. Eles facilitam a vida dos clientes com as possibilidades do internet banking.

Toda empresa ganha pontos quando aposta em soluções tecnológicas inovadoras. No mercado financeiro não é diferente.

  1. Automação de marketing

Para maximizar o desempenho de campanhas de marketing estude as possibilidades de automação.

Existem chatbots que cuidam de todas as etapas do atendimento ao cliente, por exemplo.

Também é possível automatizar o envio de fluxos de e-mails. Esse tipo de solução garante mais qualidade e assertividade para as estratégias de marketing, além de aprimorar o atendimento ao cliente.

Considerações finais

O marketing está presente no dia a dia das pessoas. Ele é a ferramenta principal para a divulgação de produtos e serviços de vários tipos e segmentos.

As informações reunidas nesse texto mostram que as empresas ligadas ao setor financeiro também têm muito a ganhar investindo nessa área.

O marketing financeiro agrega valor à empresa que o pratica porque é preciso conhecer bem o público a que se está dirigindo.

Quem conhece bem seus clientes tem todas as ferramentas necessárias para atendê-los com excelência.

Sendo assim, o marketing financeiro é um componente obrigatório para a consolidação de uma instituição financeira de renome, visto que esse diferencial promove evolução sem precedentes.

Esse conteúdo foi desenvolvido e postado pela equipe do blog Business Connection.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *