O crescimento da internet é algo que permite às empresas e marcas criarem conteúdos e estratégias para se aproximarem do público-alvo, construindo um bom relacionamento e ambas as partes ficam satisfeitas.

Com a democratização do marketing e o surgimento de novas ferramentas no mundo digital, os empresários e produtores de conteúdo independente podem utilizar estratégias que ajudam a conquistar espaço na internet e, consequentemente, na vida das pessoas.

Deste modo, ao oferecer conteúdos de qualidade, além de se aproximarem dos potenciais clientes, é possível solucionar problemas, tirar dúvidas e divertir o público, cativando-os e ganhando confiança no mercado, o que cria novas oportunidades de vendas.

A democratização do marketing permite melhorar a maneira de evidenciar os produtos e serviços, ajudando a criar ações promocionais e divulgações mais interessantes para chamar a atenção do público-alvo e especificar os diferenciais.

O marketing é a área focada em métodos que geram valor para um negócio, marca, empresa, produto ou serviço, visando a conquista e fidelização de novos clientes. 

Existem diversos métodos que os profissionais podem utilizar para criar, entregar e comunicar ofertas que tenham valor para consumidores e sociedade em geral, bem como conteúdos que possibilitam “educar” e informar o público ideal.

Uma boa estratégia de marketing vai muito além de trazer informações relevantes e promoções ao público-alvo. Com o avanço da internet, as pessoas estão cada vez mais informadas e exigentes.

Afinal, as informações agora chegam de forma rápida e mais simples, visto que podem ser procuradas pelos próprios usuários na palma da mão, e são dinâmicas de modo que sempre surgem milhares de novas páginas. 

Antes, as pessoas olhavam os outdoors e banners somente quando saiam de casa e, assim, as vendas eram iniciadas; ou mesmo era preciso receber recomendações de amigos ou passar em frente a uma vitrine, limitando os clientes aos espaços geográficos.

Hoje, estes anúncios publicitários estão presentes no dia a dia e os indivíduos sem perceberem já são selecionados para receber estas mensagens e publicidade sobre produtos e serviços, expandindo o alcance a diversas pessoas que pesquisarem sobre tal tema ou se relacionem com nichos próximos ao de atuação da marca.

Considerando estes fatores, os negócios precisam executar um bom marketing digital para alcançar esses usuários de forma qualificada, possibilitando que os potenciais clientes ideais encontrem a loja e sejam convertidos.

Ou seja, com estratégias bem desenvolvidas e pensadas, direcionar um público mais adequado ao consumo, pois com o grande volume de informações, definir o que será feito é essencial para conseguir bons resultados.

A importância do marketing de conteúdo no sucesso dos negócios

O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa a atração do público por meio da elaboração de conteúdos relevantes e criativos como textos em blogs, ebooks, vídeos e posts em redes sociais.

O marketing de conteúdo não realiza promoção direta da empresa ou marca, mas consegue chamar a atenção do público-alvo ao identificar os seus problemas e, posteriormente, algumas soluções podem ser apresentadas conquistando a confiança desses usuários.

Um ponto interessante desta técnica é que pode ser feita por empresas de diferentes áreas, desde uma empresa de parcelamento de multas campinas até marcas famosas de roupas podem usar o marketing de conteúdo para aumentar a gama de clientes e faturamento do negócio.

O marketing digital deixou de ser uma simples tendência e passou a ser um grande investimento para ter mais visibilidade no meio online, além de possibilitar orçamentos mais flexíveis, o que torna mais dinâmico e democrático o processo de produção e atração dos clientes.

Contudo, a grande questão atualmente é que não basta estar na internet, é preciso saber se posicionar para conseguir se destacar perante os concorrentes.

Basicamente, com o marketing de conteúdo as empresas e marcas conseguem engajar o seu público-alvo, aumentando a rede de clientes, graças a criação de conteúdo de relevância e que apresentam os diferenciais e valores da marca, bem como os materiais de interesse desses usuários.

Deste modo, é possível criar conteúdos que o público-alvo deseja/precisa conhecer, algo que ajuda a alcançar e, a longo prazo, converter e fidelizar essa possível audiência. 

Um bom conteúdo não é o que tem apenas a missão de vender. Mais do que isso, deve apresentar algum benefício para quem o lê, esclarecendo dúvidas, solucionando problemas ou ensinando algo. As vendas são consequências do processo e da qualidade do conteúdo.

Estratégia do marketing de conteúdo

De modo geral, a estratégia de marketing é dividida em cinco etapas: 

  • Planejamento; 
  • Elaboração da persona; 
  • Criação de conteúdo; 
  • Distribuição dos materiais;
  • Mensuração de resultados.

No planejamento, são definidos todos os processos da estratégia, quais objetivos se deseja alcançar e quem irá executar cada etapa.

Já na elaboração da persona é definido para quem será destinado os conteúdos, enquanto na criação de conteúdo (e distribuição) os profissionais realizam os materiais que serão produzidos e em quais ambientes/formatos serão veiculados, conforme a definição do planejamento.

Por fim, a mensuração visa identificar quais os resultados obtidos e se eles estão de acordo com o esperado. Caso contrário, melhorias podem ser feitas no projeto.

Uma estratégia muito interessante que pode ser aliada ao marketing de conteúdo para melhores resultados e captação de leads qualificados é o inbound marketing, ou marketing de atração de modo não invasivo.

Esta técnica visa atrair o público de forma sutil, por meio do interesse e busca ativa desses usuários, graças ao seu pilar que é atrair por meio de conteúdos relevantes e ofertas que sejam de interesse desses usuários. 

Com isso, é possível converter esses visitantes, ação que consiste em transformar os leads em potenciais clientes. 

Outros pilares dessa estratégia é a venda e o encantamento do usuário, o que permite realizar uma boa conversão e fidelização, de modo que os leads se tornem clientes e, posteriormente, embaixadores da marca.

Assim, a venda é o momento de apresentar as melhores soluções propostas e os diferenciais frente às outras opções, pois são estas que podem fazer a diferença e ajudar no fechamento da venda de uma camara fria cervejeira, por exemplo. 

Já o encantamento é um dos pontos cruciais da estratégia no que tange o pós-venda, garantindo o retorno do usuário.

Para isso, é muito importante oferecer um atendimento de qualidade e todo um suporte que possa ser necessário para encantar os clientes, tornando o relacionamento duradouro.

Vantagens do marketing de conteúdo

Apostar no marketing de conteúdo é uma maneira de atingir os objetivos do seu negócio. Esta estratégia, além de gerar valor a empresa, proporciona os seguintes ganhos:

  • Aumenta o engajamento com a marca;
  • Potencializa o tráfego do site;
  • Reduz os custos de aquisição de clientes;
  • Aumenta o lifetime-value (valor total que os leads gastam com a empresa);
  • Impulsiona a geração/captação de clientes;
  • Aumenta as vendas;
  • Educa o mercado;
  • Contribui com o reconhecimento da marca no universo online;
  • Influencia na decisão de compra;
  • Otimiza a experiência do pós-venda com o Inbound Marketing.

Com muitos benefícios, as empresas de diferentes segmentos, seja um fabricante de piso uretano argamassado ou mesmo um distribuidor de peças para manutenção de eletrônicos, podem apostar no marketing de conteúdo como estratégia para divulgar os seus produtos e serviços ao público e obter excelentes resultados.

Como evitar falhas no uso do marketing de conteúdo nos negócios

Conhecer as técnicas e estratégias do marketing de conteúdo é muito importante para fazê-los de forma adequada e otimizada para os objetivos do negócio.

Contudo, entender o que não pode ser feito, não engaja com o público, ou mesmo conseguir identificar as ações que estão sendo aplicadas de forma equivocada e/ou precisam de adequações também é fundamental para melhorar as campanhas e o alcance.

Pense que todo o planejamento é como uma empresa de contabilidade para industrias, no qual aponta as maneiras corretas de se lidar com a contabilidade de grandes empresas e entender o que está errado pode ajudar no crescimento e, consequentemente, no sucesso e desenvolvimento do negócio.

Com a importância e o aumento do marketing de conteúdo, as empresas precisam se atentar, pois, pequenos equívocos podem se transformar em grandes problemas e prejudicar toda a campanha de marketing.

Assim, conhecer alguns erros comuns é uma maneira de evitá-los e otimizar seus conteúdos. Verifique algumas dicas do que evitar nos tópicos a seguir: 

  1. Não ter uma persona definida

Um dos principais problemas de marketing de conteúdo é não identificar e definir a persona, ou seja, o público com o qual se deseja comunicar.

Este detalhe é fundamental para o sucesso da estratégia de marketing digital e elaborar conteúdos mais condizentes com as dores desses usuários e objetivos da marca. 

Ou seja, determinar o perfil é uma maneira de fazer investimentos mais assertivos para elaborar conteúdos que geram resultados.

  1. Falar somente do produto ou serviço

O cliente não quer saber apenas da mercadoria, ele quer uma solução para algum problema ou dúvida e, cada vez mais, busca identificação com os valores da marca.

Por mais que o formato publicitário seja vantajoso, ele pode prejudicar o desempenho do marketing de conteúdo se ambas as estratégias não forem conciliadas.

Uma maneira de resolver este erro é procurar compreender como o cliente pensa e investir nas melhores soluções para satisfazê-lo. 

Uma distribuidora de camara fria para distribuidora, por exemplo, pode fornecer informações relevantes sobre a conservação de tais produtos para ajudar os seus clientes, além de oferecer serviços.

  1. Pensar que o Marketing de Conteúdo é uma mágica

Não é incomum que após a criação de alguns conteúdos a marca se pergunte quando terá resultados. Mas conquistar clientes com o marketing de conteúdo é um processo que leva tempo e que precisa de constância nas publicações de forma adequada.

Para isso, elaborar um planejamento para fazer bons investimentos, ter tempo e paciência é crucial, além de compreender as ações necessárias para qualificar os materiais.

Uma empresa especializada em construção de piscina, por exemplo, pode ter um plano de impulsionar alguns conteúdos, investindo capital para aperfeiçoá-los e atrair o público para uma ação específica no verão.

  1. Não utilizar vários formatos de conteúdos

Diversificar as mídias é muito importante para chamar a atenção das pessoas e alcançá-las em diferentes canais, principalmente se houver perfis diferentes de público-alvo. 

Posts com imagens, criar um ebook, vídeos e textos criativos são formas de evidenciar o que a empresa ou marca tem de melhor.

  1. Não fazer promoção do conteúdo

Apesar da estratégia orgânica ser muito eficaz, principalmente a longo prazo, sozinha ela pode não trazer os resultados esperados de imediato.

Inclusive, com o crescimento das redes sociais, não promover alguns conteúdos se torna um erro grave nas estratégias de marketing para esses ambientes. 

Isso porque o alcance que as redes sociais proporcionam ajuda no sucesso do empreendimento, visto que possibilitam a aproximação com os usuários, mas para isso é preciso que esse potencial cliente encontre a marca na plataforma primeiro.

Por isso, investir no uso das redes e mecanismos de buscas para que a mensagem chegue até o lead e o torne cliente é fundamental.

Uma empresa de gradil para muro, por exemplo, pode usar as redes sociais para tornar a estratégia de marketing de conteúdo ainda mais eficiente e humanizar a marca, demonstrando a rotina e processos que podem auxiliar no uso de pias e chuveiros.

  1. Não otimizar o conteúdo

A falta de otimização dos conteúdos é tão grave quanto não promovê-lo. 

Otimizar é investir nas estratégias orgânicas e adequação dos conteúdos para os sites de busca e plataformas sociais, como Bing, Google, Yahoo e as próprias redes sociais, visto que são essas diretrizes que proporcionam mais relevância para a marca e alcance dos usuários.

Ao digitar as palavras-chave corretas, como melhores marcas de progressiva para loiras”, o usuário consegue encontrar o caminho para o conteúdo que deseja e sanar dúvidas quanto a regularização de seu veículo no local para o qual vai se mudar, por exemplo..

Portanto, utilizar as estratégias do marketing de conteúdo de forma correta e se atentar aos erros comuns e adequações necessárias possibilita divulgar o trabalho com qualidade, de forma orgânica (ou com investimentos mais adequados) para converter/fidelizar clientes a longo prazo, trazendo sustentabilidade ao negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *